Não existe acreditação em saúde sem planejamento!

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Recentemente, falei sobre a importância da liderança para a Acreditação em Serviços de Saúde no eBook “A importância das Lideranças no Processo de Acreditação”. Falarei sobre o planejamento estratégico (lembrando que quem o define é a alta direção) e essa estratégia só se realiza por meio do planejamento!

            O artigo vai abordar, resumidamente, as etapas para formular e desdobrar estratégias demonstrando aspectos práticos deste processo e sua importância para uma gestão sustentável. Afinal, é como a frase de Jorge Nobre diz:

“Quem não planeja, planeja o seu fracasso e quem planeja, planeja o seu sucesso!”

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Planejamento Estratégico

            Vivemos em um país de muitas incertezas e cenários instáveis, então é comum ouvirmos  que: “planejar é perda de tempo”. Sendo assim, você precisa estar preparado para se argumentar com  evidências.

Mesmo diante de cenários instáveis, se sua organização se planejar, estará mais preparada para enfrentar estas incertezas. Além disso, o Planejamento Estratégico é um requisito exigido no processo de Acreditação, por exemplo, na seção I Gestão Organizacional, subseção 1.1 – Liderança Organizacional, no requisito 3 do nível I. Ao meu ver, depois da conscientização das lideranças de que a segurança e a qualidade são essenciais para alcançar a sustentabilidade na saúde, o primeiro passo para iniciar a implantação do programa de acreditação em saúde é o planejamento estratégico.

Como fazer o Planejamento Estratégico?

            Contudo, a metodologia para elaboração do Planejamento Estratégico resume-se em 2 grandes etapas: a primeira é a Formulação da Estratégia e a segunda é a Implementação da Estratégia.

Formulação Estratégica

            Para Formulação Estratégica, realizamos as análises do macroambiente, análise do setor de atuação e análise do ambiente interno.

Na análise do macroambiente pesquisamos informações sobre Cenário Econômico, Político, Social, Ambiental, Legal e Tecnológico. Compreender os cenários e tendências do segmento de saúde, tanto sob o ponto de vista das inovações tecnológicas, como dos aspectos sociais, ambientais e regulamentações que possam impactar na gestão do negócio.

Posteriormente, na análise do Setor de Atuação são pesquisadas informações sobre o mercado de atuação da empresa, concorrentes, fornecedores, clientes potenciais, tendências do mercado consumidor e inovações no setor. 

Assim, coletamos todas as pesquisas de informações do ambiente externo em publicações de revistas especializadas, centros de pesquisas, trabalhos científicos e fontes confiáveis, a fim de subsidiar as decisões estratégicas.

Na análise do ambiente interno, são consideradas informações sobre as partes interessadas, aspectos econômico-financeiros do negócio, análise dos processos internos, do clima organizacional, das práticas de gestão de pessoas, da governança corporativa, dos processos assistenciais, da segurança do paciente, da gestão de fornecedores, gestão de clientes e da gestão dos riscos de dentro da organização. É nesta análise que sugere-se incluir a verificação do atendimento aos requisitos da ONA, tendo em vista sua abrangência e visão sistêmica.

Definir ou revisar as diretrizes organizacionais

            Durante a Formulação Estratégica, também é o momento da definição/revisão das diretrizes organizacionais (missão, política da qualidade e segurança, visão, valores e princípios). Ou seja, a partir das análises realizadas pelas lideranças em relação ao ambiente externo e interno, elabora-se uma matriz SWOT.

Outra ferramenta utilizada é a matriz de quadrantes, onde relacionamos itens do ambiente externo favoráveis à empresa ou desfavoráveis à empresa. Portanto, é fundamental identificar aspectos externos à organização. Por exemplo, qualificar as pessoas é uma ação e não uma oportunidade.

Oportunidade é algo que está ocorrendo fora da empresa e que poderá favorece-la.  Ou seja, uma nova legislação que possa beneficiar o seu negócio. A lei da terceirização criada recentemente, por exemplo, é oportunidade ou ameaça para o seu negócio? Pode ser que sim, pode ser que não, pois vai depender do perfil da sua empresa e do contexto em que a mesma está atuando.

Esta matriz pode ser priorizada, posteriormente, utilizando a ferramenta GUT e correlacionando oportunidades e ameaças x forças e fraquezas, é o momento da definição da estratégia, que será o caminho escolhido pela empresa para concretizar a sua visão de futuro.

            O passo seguinte é definir o que fazer para exercitar a missão e realizar a visão, definindo os objetivos estratégicos e respectivas metas. Os objetivos serão desdobrados em planos de ações na segunda etapa.

Implementação da Estratégia

            A etapa de Implementação da Estratégia compreende o desdobramento dos objetivos estratégicos em projetos ou planos de ações detalhados. Podendo ser utilizado um 5W2H para demonstrar:

  • o responsável;
  • o prazo para conclusão da ação;
  • onde realizaremos a ação;
  • como será implementada;
  • por qual motivo a ação foi definida;
  • qual o custo de implantação.

É preciso ficar claro aos envolvidos qual a meta que queremos concretizar, em qual prazo e quem será o responsável pelo seu acompanhamento. Eu recomendo que você defina uma força tarefa para executar o plano, mantendo apenas um responsável pela execução. Este responsável exercerá sua liderança com os demais membros da equipe, engajando-os na execução efetiva das ações.

Engajamento da Liderança e o sucesso da implantação do Planejamento Estratégico

A boa avaliação do macroambiente e ambiente interno (considerando as exigências da ONA e aspectos do negócio alinhados à estratégia) facilita o processo de implantação da Acreditação em saúde.

Já que assim, será um compromisso da alta direção e das lideranças. Portanto, engajamos os demais para realizarmos ações planejadas. Esse é  o desafio.

Engajamento da alta direção e lideranças é fator crítico para o sucesso da Execução da estratégia e internalização da cultura de qualidade e segurança em toda a empresa.

           Como eu disse no e-book, o processo de acreditação em saúde que iniciar sem apoio da alta direção, provavelmente não terá sucesso. Além disso, se a alta direção conceder essa tarefa a um grupo de profissionais, mesmo que muito competentes, qualificados e comprometidos, sem apoio das lideranças, a implantação não será efetiva. Afinal, ela não contribuirá com o desenvolvimento e internalização da cultura da qualidade na instituição.

Sem uma cultura da qualidade efetiva, as ações não durarão e a melhora da Qualidade será temporária, apenas em época de auditoria e olha lá! Lembre-se sempre que, o aspecto fundamental deste processo é a melhoria da organização como um todo, aumentando os resultados financeiros, melhorando os processos e engajando profissionais num propósito único: Salvar Vidas!!!

Sobre o autor (a)

Este post tem um comentário

  1. Adarlette Neira

    Parabéns pelos excelentes textos abordando a temática da Qualidade de forma clara e objetiva.

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