A importância da Semana da Qualidade na área da Saúde

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Já participei de tantas semanas da Qualidade que não consigo me lembrar de todas. E sempre são ótimas! Alto astral, conhecimento, interação. Tudo que os profissionais de Saúde precisam de vez em quando para descontrair de sua rotina intensa. Por isso, nesse artigo falarei sobre a importância da Semana da Qualidade na área da Saúde!

Mas, por que a empresa precisa de uma semana dedicada a Qualidade?

Algumas práticas são tão comuns em algumas empresas que de vez em quando é necessário ressaltá-las.

Na área da Saúde temos como exemplo a campanha de lavagem de mãos. Mas é tão óbvio que é IMPRESCINDÍVEL lavar as mãos, então para que serve esta campanha?

Exatamente para isso: para relembrar aos profissionais que estão engolidos por suas rotinas sobre o impacto das boas práticas no sucesso do seu trabalho.

consultor Parceiro

Sentimento de Pertencimento dos Colaboradores

Um outro ponto importante da Semana da Qualidade é promover a participação de todos que estão envolvidos com a Qualidade. Afinal Qualidade deve ser praticada por todos, não é restrita a um setor.

Deixar o colaborador ser o ator principal neste momento faz com que ele perceba que Qualidade é inerente às suas práticas de gestão. 

E ele não consegue mais trabalhar diferente disso. Sempre digo que as pessoas que sentem o gostinho da Gestão da Qualidade em suas vidas não querem mais saber de outra forma de trabalho.

Benchmarking

Na semana da Qualidade também temos a oportunidade de receber convidados externos, entender como funciona o mercado e que não estamos sozinhos nesse movimento.

A semana da qualidade é um momento de reflexão e análise do que passou para guiar os próximos passos. E isso também acontece durante a Semana da Qualidade na área da Saúde!

Então, será que poderíamos chamá-la de “ano novo da Qualidade”? 

Alta Direção sempre presente

A cereja no bolo desse evento é a participação da Diretoria. Isso demonstra o quanto a Qualidade é valorizada pela empresa e que a participação de todos é seu diferencial para dar certo.

Perceba, então, que este acontecimento atinge uma série de objetivos:

  • Empoderamento dos colaboradores;
  • Momento de descontração e interação;
  • Trazer conhecimento e experiência externa;
  • Reforçar a importância da qualidade para TODOS;
  • Integrar os colaboradores com os valores da empresa;
  • Facilitar o trabalho orientativo do Setor da Qualidade.

Portanto, aproveitem esse precioso momento, ele acontece apenas uma vez por ano, mas reflete em todos os outros dias.

Revisado em: 18/04/2022

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Planos