A importância da Semana da Qualidade na área da Saúde

Publicado em 4 de novembro de 2020, por Bruna Malagoli

Imagem do escrito Semana da Qualidade na área da Saúde!

Já participei de tantas semanas da Qualidade que não consigo me lembrar de todas. E sempre são ótimas! Alto astral, conhecimento, interação. Tudo que os profissionais de Saúde precisam de vez em quando para descontrair de sua rotina intensa. Por isso, nesse artigo falarei sobre a importância da Semana da Qualidade na área da Saúde!

Mas, por que a empresa precisa de uma semana dedicada a Qualidade?

Algumas práticas são tão comuns em algumas empresas que de vez em quando é necessário ressaltá-las.

Na área da Saúde temos como exemplo a campanha de lavagem de mãos. Mas é tão óbvio que é IMPRESCINDÍVEL lavar as mãos, então para que serve esta campanha?

Exatamente para isso: para relembrar aos profissionais que estão engolidos por suas rotinas sobre o impacto das boas práticas no sucesso do seu trabalho.

Sentimento de Pertencimento dos Colaboradores

Um outro ponto importante da Semana da Qualidade é promover a participação de todos que estão envolvidos com a Qualidade. Afinal Qualidade deve ser praticada por todos, não é restrita a um setor.

Deixar o colaborador ser o ator principal neste momento faz com que ele perceba que Qualidade é inerente às suas práticas de gestão. 

E ele não consegue mais trabalhar diferente disso. Sempre digo que as pessoas que sentem o gostinho da Gestão da Qualidade em suas vidas não querem mais saber de outra forma de trabalho.

Benchmarking

Na semana da Qualidade também temos a oportunidade de receber convidados externos, entender como funciona o mercado e que não estamos sozinhos nesse movimento.

A semana da qualidade é um momento de reflexão e análise do que passou para guiar os próximos passos. E isso também acontece durante a Semana da Qualidade na área da Saúde!

Então, será que poderíamos chamá-la de “ano novo da Qualidade”? 😊

Alta Direção sempre presente

A cereja no bolo deste evento é a participação da Diretoria. Isso demonstra o quanto a Qualidade é valorizada pela empresa e que a participação de todos é seu diferencial para dar certo.

Perceba, então, que este acontecimento atinge uma série de objetivos:

  • Empoderamento dos colaboradores.
  • Momento de descontração e interação.
  • Trazer conhecimento e experiência externa.
  • Reforçar a importância da qualidade para TODOS.
  • Integrar os colaboradores com os valores da empresa.
  • Facilitar o trabalho orientativo do Setor da Qualidade.

Portanto, aproveitem esse precioso momento, ele acontece apenas uma vez por ano, mas reflete em todos os outros dias.

Sobre o autor

Comentários

No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados