Por que Qualidade para saúde?

Publicado em 18 de fevereiro de 2019, por Jeison Arenhart De Bastiani

Imagem de um corredor de hospital vazio e profissionais da saúde ocupados ao fundo, representando os questionamento: por que Qualidade para saúde?

A saúde precisa da qualidade!

Não estou dizendo que os serviços de saúde sejam todos “sem qualidade”, mas infelizmente a qualidade ainda é vista, muitas vezes, como algo acessório à saúde, algo menor. Até faz sentido se pensarmos na importância geral da Saúde, uma vez que a saúde lida com vidas, e nada, absolutamente nada, é mais importante que uma vida.

E esse é ponto central dessa discussão: a qualidade nos ajuda a salvar vidas! E nós precisávamos falar sobre isso.

Nós já temos uma comunidade enorme discutindo Qualidade, Gestão e Excelência: o Viver Excelência, e já temos um número grande de serviços nela. Vou listar aqui:

  • Qualicast – 1º podcast do Brasil sobre gestão da Qualidade
  • Blog da Qualidade – conteúdos inéditos sobre Gestão da Qualidade e Excelência
  • Blog da Metrologia – conteúdos inéditos sobre metrologia
  • Ferramentas da Qualidade – conteúdo didático sobre ferramentas da Qualidade
  • Portfólio de Conteúdos – materiais gratuitos disponíveis para download
  • 4 Grupos de discussão no Linkedin
  • 1 Grupo de discussão no Telegram
  • +30 Grupos de discussão no Whatsapp

Mesmo com todo esse repertório, faltava algo para a saúde. E o Qualidade para Saúde surge, então, para ser um local dentro do Viver Excelência, um lugar onde falamos, pensamos e vivemos a Excelência na área da saúde!

Realização de um sonho

Desde que começamos a atender clientes da saúde, eu fui me apaixonando pela área. Sou tecnólogo, com mestrado em engenharia da produção, mas até então nunca tinha tido contato com a área da saúde. Os clientes vieram chegando, pequenos, médios, grandes, e eu fui aprendendo. Até que chegou um momento em que estava decidido: “Temos que ter um local para falar só com o pessoal da saúde!”.

A saúde é muito diferente das outras indústrias, e nós queríamos algo que tornasse possível apoiar clientes (ou mesmo não clientes) na busca pela excelência levando em conta a realidade da área da saúde. Um lugar onde pessoas empenhadas em melhorar a saúde pudessem aproveitar o conteúdo para melhorar a sua gestão. Esse era um sonho já há alguns anos.

Crivo técnico

Uma diferença fundamental para os outros blogs, e serviços do Viver Excelência, é que nesse não teremos um “grande número de artigos” ou conteúdos meus. Eu sou usuário da saúde, uso plano de saúde, frequento hospitais, laboratórios, clínicas (tenho dois filhos pequenos, quem não frequenta?), mas não tenho a pretensão de escrever aqui sempre, aqui teremos um crivo técnico.

Quem vai escrever aqui são especialistas, mas principalmente, especialistas com um propósito claro de melhorar a qualidade da saúde no Brasil. Claro que todos têm seus negócios, e terão seus nomes divulgados na nossa comunidade, mas aqui precisamos de pessoas com ótimo nível técnico e com um:

Propósito claro!

Esse blog surgiu para suprir uma demanda, que de certa forma suprimos há mais de 6 anos com o Blog da Qualidade. Entretanto, agora, faremos isso especificamente falando da saúde. Disponibilizando para você: Conteúdo relevante e inédito sobre Qualidade, Excelência e Gestão para ajudar as pessoas e empresas da área da saúde.

Isso mexe muito comigo, particularmente, porque uma não conformidade na indústria, muitas vezes, é um refugo, uma mercadoria com defeito, um desperdício.

Na saúde, uma não conformidade pode ser uma vida que se perde, alguém com uma infecção grave ou muitas vezes uma família com o curso da sua vida alterado.

Isso é muito grave, e não podemos mais aceitar tratar os problemas da saúde sem processos que garantam que vamos melhorar todos os dias.

Estamos só começando

Estamos começando esse blog para contribuir de verdade com as empresas da saúde, em especial com nossos clientes e parceiros. Estarei pessoalmente acompanhando de perto o que estamos fazendo aqui, para que assim como fizemos com o Blog da Qualidade, possamos causar um impacto positivo nas empresas, e melhorar a qualidade desse país.

Espero de verdade, junto com nosso time aqui da ForLogic, estar criando algo de valor.

Sejam todos muito bem-vindos!

Ps: aguardamos comentários, críticas e sugestões de todos! E, para começar, que tal contar para gente o que você quer ler no blog? Basta clicar no botão abaixo e responder 2 perguntas rápidas: Basta clicar no botão abaixo:

Sugerir assuntos para o blog

Sobre o autor

Comentários

No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *