SGGS: uma certificação com alma para gestão em saúde!

Publicado em 7 de outubro de 2020, por Ana Giovanoni

imagem de um papel com algumas informações referentes a gestão na saúde!

Criar uma certificação homologada pela Agência Nacional da Saúde e que inspira e mobiliza os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde a tornarem-se cada dia mais efetivos em suas entregas ao cliente, com segurança e qualidade assistencial e uma boa gestão em saúde é uma iniciativa estratégica do Grupo Giovanoni. 

Acreditamos nas ferramentas de gestão da qualidade com a convicção de que as pessoas que conhecem e incorporam esses conceitos na sua rotina, são mais felizes, têm mais qualidade de vida e ofertam serviços mais qualificados. 

O objetivo deste artigo é apresentar uma certificação de qualidade aos prestadores de serviços de saúde que tem em sua essência a educação continuada e a melhoria contínua do sistema de gestão em prol da oferta de assistência à saúde resolutiva e centrada no cliente.

Por que criar uma certificação de qualidade faz sentido?

A minha história de paixão pela transformação da gestão inicia-se em 1985. Quando atuava como nutricionista em um Grupo Empresarial e o presidente do grupo, após viagem de estudos para o Japão, resolveu contratar uma consultoria para implantar a Qualidade Total. 

Como liderança do Serviço de Nutrição Coletiva do Grupo Empresarial fui convidada para participar dos cursos, realizados no turno da noite, sobre os Princípios da Qualidade Total, o Programa 5S e as Ferramentas da Qualidade. Me identifiquei e me apaixonei pela essência destes fundamentos e me engajei em vários grupos de CCQs – Círculo de Controle de Qualidade implantados na época nesta empresa. 

Em 1995, inicia-se no Rio Grande do Sul um grande movimento em prol da qualidade de produtos e serviços e um grupo de empresários gaúchos, com apoio do governo estadual, criam o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. 

Esse programa tinha como objetivo compartilhar os resultados excepcionais alcançados nas empresas destes empresários decorrentes da implantação dos conceitos e ferramentas da Qualidade Total. 

O programa surge com a visão de melhorar a qualidade de vida dos gaúchos por meio da adoção das melhores práticas de gestão, embasado no Prêmio Nacional da Qualidade e fundamentada no Prêmio Malcom Baldrige. E eu, me ofereci para atuar como voluntária deste movimento na minha região. Com isto, aprendi muito, me desenvolvi como pessoa e como profissional e liderei vários movimentos de implantação das ferramentas da qualidade em diversas organizações da região.  

Eu gosto de dizer que “paixão por qualidade” é um vício que depois de adquirido não conseguimos abandonar e estamos sempre estudando, porque a sensação que ficamos é que tem muito para aprender, conhecer com profundidade os conceitos para colocar em prática e gerar resultados para as organizações. 

Assim, em 2000, me desafiei e fundei a Giovanoni Consultoria para me dedicar a compartilhar tudo o que eu tinha aprendido sobre gestão, cultura da qualidade e papel da liderança neste contexto. Ao longo desta trajetória, meu alvo foi apoiar a implementação da essência dos 14 princípios de Deming nas organizações, em especial, no segmento da saúde.

A oportunidade de atuar como consultora organizacional e como avaliadora do Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade e do Prêmio Nacional da Qualidade durante vários anos, me oportunizou uma visão mais ampla do mercado e da gestão das organizações, culminando com a definição estratégica de atuar especificamente como agente protagonista da mudança na área da saúde. 

A chancela do órgão regulador da Saúde Suplementar

Se revisitarmos a trajetória da Agência Nacional de Saúde para instituir a qualidade nos serviços de saúde percebemos que o conjunto de resoluções Normativas instituídas visam sempre ampliar a qualificação dos serviços de Saúde. 

Em 2014, a criação da Lei 13.003 que institui o Fator Qualidade que proporciona reajuste da tabela diferenciado para instituições acreditadas e em 2016, a RN 405, institui o Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar. 

A partir daí, a ANS institui a Entidade Gestora de Outros Programas de Qualidade, na qual a Giovanoni se inclui. As Entidades Gestoras de Outros Programas de Qualidade criadas pela ANS são empresas homologadas que criam seus próprios programas de qualidade para avaliar ou certificar Prestadores de Serviços de Saúde.

O SGGS é o Sistema Giovanoni de Gestão em Saúde homologado pela ANS, como Entidade Gestora de Outros Programas de Qualidade, para certificar hospitais, clínicas especializadas, laboratórios, serviços de diagnóstico por imagem, ambulatórios, hospital-dia, consultórios médicos e profissionais de saúde. 

A certificação possui um conjunto de requisitos que estão disponíveis para download no site do grupo giovanoni, acesse clicando aqui!

SGGS: um programa para incentivar a transformação da gestão na saúde

O Sistema Giovanoni de Gestão em Saúde foi homologado em 2018 e tem como objetivo Qualificar, Avaliar, Classificar e Certificar os Serviços de Saúde brasileiros que atuam na Saúde Suplementar. Desta forma, busca ser um caminho para as organizações entregarem uma assistência com mais segurança ao paciente, processos interdependentes e focados no desfecho e resolutividade, oferecendo a melhor experiência ao cliente. 

O programa é uma iniciativa do planejamento estratégico do Grupo Giovanoni em alinhamento ao seu propósito de contribuir com o desenvolvimento e melhoria dos processos nas organizações prestadoras de serviços de saúde. 

Sabemos que a rotina dos prestadores de serviços de saúde é intensa, dinâmica e cheia de surpresas. Cada dia uma nova demanda; um cliente mais exigente; uma nova exigência dos convênios; rotatividade dos profissionais; falta de recursos humanos; orçamento controlado e enxuto e falhas internas, além da necessidade constante de aperfeiçoamento e atualização técnica de todos os envolvidos no cuidado com o cliente. 

Assim, a certificação SGGS, é simples e educativa, pois todos os itens avaliativos estão divulgados por tipo de prestador no site do grupo Giovanoni, na aba qualificação de prestadores e está disponível para download. O prestador interessado em qualificar os seus serviços pode baixar os itens avaliativos e verificar o atendimento dos mesmos. 

Se o prestador evidenciar 100% de conformidade nos itens avaliativos do nível I, poderá entrar em contato com o Grupo Giovanoni para fazer sua inscrição para o processo certificatório. 

Após a verificação de elegibilidade, solicitamos o envio de documentos comprobatórios dos itens avaliativos e a nossa equipe técnica, verifica os documentos e agenda a auditoria remota com o prestador. 

Se o prestador atender 100% dos itens neste processo avaliativo, será certificado no nível I, Troféu Bronze. O mesmo processo ocorre para os níveis II (Troféu Prata) e nível III (Troféu Ouro). 

Ao final do processo avaliativo o prestador recebe um relatório contendo as não conformidades identificadas, com acesso ao módulo Audit do Qualiex, por 30 dias para identificar oportunidades de melhoria e gerar seu plano de ação para aperfeiçoamento do sistema de gestão. Este processo está desenhado para oportunizar um mecanismo educativo de estímulo à melhoria contínua da rede prestadora de serviços de saúde.

O Ofício nº 391/2020/GEEIQ/DIRAD-DIDES/DIDES, decorrente do processo nº 33910.016937/2020-45, permite a realização de auditorias remotas para o processo certificatório pelo Sistema Giovanoni de Gestão em Saúde (SGGS), desde que o auditor consiga obter evidências suficientes e apropriadas para formar a sua conclusão. 

Nos casos, em que não haja uma alternativa plausível, o contratante será alertado no relatório e tal situação será sanada em visita presencial, custeada pelo mesmo.

SGGS é um programa com alma

O Programa de Qualificação, Avaliação, Classificação e Certificação de Serviços de Saúde está sustentado em 4 Dimensões que estão alinhadas aos pilares do Qualiss, Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços da ANS, que são: Estrutura, Segurança, Efetividade e Centralidade no Cliente.

A Dimensão Estrutura é composta pelos recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência em saúde.

A dimensão Segurança é o conjunto de ações ou processos que objetivam a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

A dimensão Efetividade é determinada pelo grau com que a assistência, os serviços e as ações atingem os resultados esperados.

A dimensão Centralidade no Cliente: consiste na percepção de satisfação associada ao relato de experiência, escuta atenta, comunicação e envolvimento do paciente nas decisões.

Em cada dimensão há um conjunto de requisitos (sub-dimensões) do programa que contém uma Lista de Itens de Verificação que são norteadores do processo avaliativo do prestador de serviços de saúde.

Por acreditar que somente a constância de propósitos, com engajamento e determinação da Alta Administração e Lideranças viabiliza a definição estratégica para aperfeiçoar serviços de saúde com cuidado centrado no cliente e resolutividade e que isto é possível quando implantarmos a cultura da melhoria contínua de processos e serviços, o grupo Giovanoni criou o SGGS e disponibilizou para download em seu site. 

Nosso propósito é prover soluções holísticas à gestão da saúde e o SGGS é um produto com esta finalidade, que está disponível para acesso de todos os prestadores de serviços que querem internalizar estes conceitos em suas práticas de gestão e padrões de trabalho. 

A criação dos três níveis de certificação, que apresentam didaticamente a evolução da gestão em saúde, é uma forma de contribuir com o desenvolvimento da cultura de segurança, qualidade, efetividade do cuidado e a melhor experiência para o cliente, adequada ao perfil e porte de cada organização.

E você, ao final desta leitura sentiu-se mobilizado para fazer cada dia melhor? Se sim, compartilhe esta publicação. Caso não concorde, ou possui opinião divergente sobre o tema abordado, se manifeste para que eu possa aprender com você e me tornar um profissional melhor. O SGGS está em constante aperfeiçoamento e estamos abertos para as contribuições e novas formas de fazer. 

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