CHA para a área da saúde: O que é e como aplicar?

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Luiz Henrique Pelissari

Primeiramente, é provável que você já tenha ouvido falar de gestão por competências e da tríade Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA). Nesse artigo veremos o papel de cada uma dessas competências e como elas se tornam cada vez mais importantes para a saúde.

O constante avanço das tecnologias aliado à globalização exigem cada vez mais profissionais atuando com competência e profissionalismo. O sucesso pessoal e profissional se torna possível quando esses profissionais se adaptam às mudanças cotidianas e buscam somar novos conhecimentos ao trabalho.

Considerando que o capital humano é o ativo mais importante dentro de qualquer organização, quando pensamos em clínicas e hospitais é fundamental utilizarmos a gestão por competências.

Seja para tratar de vidas ou para gerar os resultados pretendidos, é crucial que cada profissional esteja alocado de acordo com suas habilidades e experiências, de forma que possam oferecer o seu melhor no ambiente mais apropriado ao seu perfil. Esse processo é denominado Gestão por Competências.

O que a Gestão por Competências faz?

Esse processo visa definir profissionais que aumentem a produtividade de uma empresa ao empregar seus pontos fortes em suas atividades e, ao mesmo tempo, identifique as oportunidades de melhoria nesse profissional, de forma a desenvolvê-lo para o seu melhor desempenho.

Na atualidade e dentro do  contexto da globalização, o mais importante não é ser competitivo, mas sim, manter-se competitivo pois o conceito de competência ultrapassa as fronteiras do ambiente de trabalho e deixa de ser algo limitado apenas à realização das tarefas de um determinado cargo. 

Nos últimos anos, o significado de competência tem surgido como forma de analisar e repensar interações entre saberes e capacidades das pessoas com os processos de trabalho; e de relações por parte das empresas com os clientes e também com fornecedores. 

Portanto, ter competência não é apenas um diferencial para empresas e profissionais. Pelo contrário, se tornou um requisito fundamental para que ambos se mantenham longe do fracasso. 

E quando falamos em gestão por competências na área da saúde assim como em qualquer outra área, estamos falando de Conhecimento, Habilidade e Atitude, palavras conhecidas pela sigla CHA, e que potencializam o significado do termo Competência.

Atualmente, a área da saúde é uma das áreas que mais cresce e se desenvolve com o passar dos anos, haja vista o aceleramento da inovação tecnológica trazida pela pandemia do Covid-19, como por exemplo, a prática do atendimento médico remoto (Telemedicina), inclusive mudando as relações entre pacientes e profissionais da saúde. 

Milhares de pessoas a cada dia apresentam alguma demanda por profissionais da saúde e a esses profissionais cabe redesenhar seus processos de trabalho para oferecer serviços de qualidade com o máximo de segurança e resultados aos seus clientes. 

Dicas de aplicação do CHA

Existem algumas dicas para a aplicação do CHA na área da saúde, essenciais para o sucesso dos profissionais e das empresas. 

  • Conhecimento: é fundamental que esses profissionais busquem continuamente qualificação e atualização em suas áreas. Todo conhecimento adquirido e revertido em prol do paciente faz com que o profissional se destaque cada vez mais.

Porém o conhecimento é algo ilimitado, portanto investir continuamente em cursos, congressos, palestras e demais eventos específicos à saúde fazem com que o profissional atinja níveis elevados de experiência e excelência no atendimento. 

As próprias empresas da área da saúde que compreendem a importância e o valor que o conhecimento tem como um todo se preocupam em proporcionar constantemente aos colaboradores programas de qualificação e desenvolvimento, visando potencializar resultados.

  • Habilidade: Na área da saúde a habilidade é algo essencial, afinal eles lidam com a vida de pessoas. Alguns pacientes, principalmente os que estão em situação de urgência necessitam de atendimento por profissional habilitado e em tempo hábil. 

Portanto é indispensável que as instituições promovam habilidades de aprendizagem oferecendo treinamentos e cursos teóricos e práticos para que seus profissionais executem os procedimentos com o máximo de eficiência. 

Outra habilidade muito importante é o planejamento. Todo conhecimento sem planejamento das tarefas pode desestabilizar o plano de ação e facilitar que erros e desvios aconteçam ou que algo saia fora do planejado. 

E a terceira habilidade que eu gostaria de destacar é a visão sistêmica. É importante que os profissionais saibam identificar quais melhorias necessárias aplicar no ambiente de trabalho através da autoanálise, do diálogo e escuta atenciosa com os outros profissionais.

  • Atitude: A atitude é uma competência que serve para interligar conhecimento e habilidade, considerando que conhecer e saber fazer não são suficientes. Precisa também querer fazer! Porém é necessário identificar qual melhor momento para tomar cada atitude. Agir na hora certa faz com que todo o processo flua de maneira adequada e os profissionais alcancem resultados pretendidos.

Outros exemplos de atitude que os profissionais devem saber aplicar no dia a dia são enfrentar desafios superando situações diversas no ambiente de trabalho, compartilhar ações em equipe para apresentar resultados favoráveis aos pacientes e desenvolver uma comunicação eficaz para melhor compreensão de cada mensagem. Falhas na comunicação potencializam as chances de erros.

Aplicar o CHA na área da saúde, principalmente àqueles profissionais que estão na linha de frente dos cuidados aos pacientes, ajuda a  compreender a necessidade de aprimorar continuamente o saber ser, saber fazer e o saber agir.

 

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Este post tem 3 comentários

  1. Enfermeira

    Quando vou fazer minha evolução fico com receio de usar CHAAAE na escrita
    Quando devo usar? Descrevo meu exame físico e após uso BEG, CHAAA? O que significa isso se eu finalizar assim?
    Ou se escrever:
    Ao EF: BEG, CHAAA? Quero dizer que está em bom estado geral e nas demais coisas que me compete avaliar?
    Grata
    Ana (enfermeira)
    ps- sou das antigas tem muita sigla nova após a pandemia. Ou não era do meu conhecimento até o momento .

    1. Juliana Geremias

      Olá, Ana! 😊

      Que ótimo receber sua dúvida! Adorei a sinceridade e a leveza do seu comentário. Você mencionou siglas que têm usos bem distintos. Vamos lá:

      CHA: Essa sigla (Conhecimento, Habilidade e Atitude) é usada em gestão por competências, ou seja, mais voltada para discutir competências profissionais e desenvolvimento. No seu contexto de enfermagem, pode ajudar a refletir sobre como você aplica o que sabe e como age nas suas avaliações, mas não é usada em prontuários ou descrições clínicas.

      Por outro lado, as siglas EF e BEG são siglas comumente usadas em prontuários médicos e de enfermagem.

      EF: é a abreviação para Exame Físico, que corresponde à avaliação sistemática realizada pelo profissional de saúde no paciente.

      BEG: é a sigla usada para indicar que o paciente está em Bom Estado Geral, ou seja, sem sinais aparentes de sofrimento agudo ou alterações significativas.
      Por fim, Ana, não se preocupe em ser “das antigas”. Com tantas mudanças na área da saúde (e no mundo!), é impossível acompanhar tudo de uma vez.

      O mais importante é você continuar sendo uma profissional dedicada e aberta a aprender, como está demonstrando aqui!

      Qualquer outra dúvida, é só chamar. 😉

      Forte Abraço!

  2. Joyce Oliveira

    Meu nome é Joyce, sou enfermeira.
    Obrigada por compartilhar sobre este assunto especificamente para profissionais que estão na linha de frente. Foi uma abordagem leve e de fácil compreensão e com certeza, facilitará a aplicação na prática assistencial.

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