A avaliação da Qualidade em Saúde!

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A Área da Saúde tem se destacado na  profissionalização da Gestão, evidenciando  seu foco na Gestão da Qualidade. Um dos nomes mais respeitados na busca da qualidade no ramo é Avedis Donabedian, médico e fundador de estudos sobre cuidados de saúde e médicos. Ele levantou questões teóricas e práticas de monitoramento e avaliação da qualidade.

Donabedian defendia que a avaliação da qualidade se sustentava em 3 componentes: estrutura, processo e resultado. Contudo, essas  informação devem ser utilizadas somente quando existir uma relação causal entre elas: a estrutura apoia a execução do processo e o processo é executado para gerar resultado.

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É na estrutura que  devemos avaliar  a relação das propriedades físicas e organizacionais do local onde o cuidado é oferecido, ou seja,  o número dos profissionais de saúde, a qualificação e os equipamentos disponíveis. Está relacionado principalmente com as condições físicas, humanas e organizacionais em que o cuidado se dá.

No processo consideramos as atividades realizadas no cuidado ao paciente, sendo considerados os testes e procedimentos apropriados para o diagnóstico, a terapêutica e o acompanhamento, ou seja, a inter-relação entre prestador e receptor dos cuidados.

Os Resultados e a avaliação da Qualidade

Normalmente medimos os resultados através do  estado de saúde e satisfação dos pacientes, utilizando, por exemplo, indicadores como “taxa de mortalidade”, “taxa de satisfação do paciente”, entre outros.

Enfim, com uma compreensão desses 3 aspectos, começamos a caminhar para uma visão  sistêmica da gestão em saúde, contribuindo na implementação de ações assertivas e estratégicas.

Em suma, o que parece ser um problema de estrutura física pode ser um problema de processo, e quem dirá isso é o resultado.

Para Donabedian, o conceito de qualidade em saúde se desdobra em 7 pilares:

  1. Eficácia
  2. Efetividade
  3. Eficiência
  4. Otimização
  5. Aceitabilidade
  6. Legitimidade
  7. Equidade

Esses  7 pilares da Qualidade  contribuem,  para o alcance da excelência na saúde, pois, por meio deles, é possível refletir acerca de fatores importantes para as organizações, como o próprio cuidado com o paciente e a imagem da instituição perante o mercado em que está inserida.

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Revisado em: 06/05/2022.

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