A Área da Saúde tem se destacado na profissionalização da Gestão, evidenciando seu foco na Gestão da Qualidade. Um dos nomes mais respeitados na busca da qualidade no ramo é Avedis Donabedian, médico e fundador de estudos sobre cuidados de saúde e médicos. Ele levantou questões teóricas e práticas de monitoramento e avaliação da qualidade.
Donabedian defendia que a avaliação da qualidade se sustentava em 3 componentes: estrutura, processo e resultado. Contudo, essas informação devem ser utilizadas somente quando existir uma relação causal entre elas: a estrutura apoia a execução do processo e o processo é executado para gerar resultado.
É na estrutura que devemos avaliar a relação das propriedades físicas e organizacionais do local onde o cuidado é oferecido, ou seja, o número dos profissionais de saúde, a qualificação e os equipamentos disponíveis. Está relacionado principalmente com as condições físicas, humanas e organizacionais em que o cuidado se dá.
No processo consideramos as atividades realizadas no cuidado ao paciente, sendo considerados os testes e procedimentos apropriados para o diagnóstico, a terapêutica e o acompanhamento, ou seja, a inter-relação entre prestador e receptor dos cuidados.
Os Resultados e a avaliação da Qualidade
Normalmente medimos os resultados através do estado de saúde e satisfação dos pacientes, utilizando, por exemplo, indicadores como “taxa de mortalidade”, “taxa de satisfação do paciente”, entre outros.
Enfim, com uma compreensão desses 3 aspectos, começamos a caminhar para uma visão sistêmica da gestão em saúde, contribuindo na implementação de ações assertivas e estratégicas.
Em suma, o que parece ser um problema de estrutura física pode ser um problema de processo, e quem dirá isso é o resultado.
Para Donabedian, o conceito de qualidade em saúde se desdobra em 7 pilares:
- Eficácia
- Efetividade
- Eficiência
- Otimização
- Aceitabilidade
- Legitimidade
- Equidade
Esses 7 pilares da Qualidade contribuem, para o alcance da excelência na saúde, pois, por meio deles, é possível refletir acerca de fatores importantes para as organizações, como o próprio cuidado com o paciente e a imagem da instituição perante o mercado em que está inserida.
Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/
Revisado em: 06/05/2022.