Não conformidade na área da saúde

Não conformidade na área da saúde

Ao longo desse artigo iremos apresentar a definição de uma “não conformidade” e suas implicações, bem como orientações simples de serem compreendidas mas de amplo efeito na prevenção e correção das mesmas.  

 Não conformidade de acordo com a ISO 9001 

Conforme estabelece a regra ISO 9000:2015 “Não Conformidade é o não atendimento de um requisito pré-estabelecido”, sendo que o referido requisito pode dizer respeito a um fator externo (que é aquele que não está alinhado a algum item da ISO 9001:2015 ou a algum produto provido por um fornecedor) ou a um fator interno (que é aquele que diz respeito aos processos e procedimentos da empresa). 

Estes requisitos servem para que os colaboradores de clínicas, laboratórios, hospitais e outros segmentos não cometam erros no desempenho de suas atividades. Na área da Saúde, um dos papéis das  normas é evitar as falhas para não  prejudicar tanto o ambiente quanto a vida de pacientes e colaboradores dos prestadores de serviço.

Porque é importante registrar uma não conformidade (NC)? 

O registro de uma NC em uma Instituição de Saúde auxilia na construção de ações estratégicas e efetivas na segurança que garantam o sucesso de todos os envolvidos no processo, inclusive, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA,2010,p.190):

 “A Avaliação da Conformidade, processo sistematizado, com regras pré-estabelecidas, é uma das ferramentas básicas de reconhecimento de qualidade com que se busca atingir um objetivo fundamental: atender às preocupações sociais, estabelecendo com o consumidor uma relação de confiança e assegurando que o produto esteja em conformidade com os requisitos especificados.”

 

Recomendações para tratar não conformidade (NC)

Alguns colaboradores acreditam que a Não Conformidade somente pode ser corrigida com uma ação punitiva, desconhecendo, portanto, o sentido fundamental do levantamento e tratamento de uma Não Conformidade, uma vez que tão importante quanto criar estratégias para corrigir NC, é criar uma cultura onde os colaboradores da empresa vejam erros como uma oportunidade para melhorar os processos de suas empresas, assim, apresentaremos 4 métodos simples para  tratar Não Conformidade de uma maneira mais correta e eficiente:

1) Liderança

Cabe aos superiores esclarecer para seus subordinados a importância de registro das NC, de forma que treinar a equipe para fazer as coisas certas do jeito certo, sem medo de “retaliações” é fundamental, razão pela qual a adoção de medidas de comunicação interna voltadas ao esclarecimento do tema são fundamentais, como por exemplo, a criação de informativos direcionados aos funcionários. 

 

2) Ferramentas da Qualidade

O uso de Sistemas de Gestão da Qualidade facilita a análise geral das Não Conformidades, pois concentra todas as informações a respeito da NC em um só lugar, o que ajudará a empresa a ser mais eficiente na tratativa das NC.

 

 3) Ações Corretivas: 

Após a análise de origem e causa da NC é muito importante não transformar o registro da Não Conformidade em uma mera formalidade, pois a devida correção da NC poupa tempo e evita o aparecimento de problemas recorrentes, sendo que, na área da saúde, a correção das NC pode salvar vidas. 

 

4) Cultura Organizacional 

A Qualidade tem que estar explícita na Cultura da empresa, como colocou uma convidada do #045 – GESTÃO NA ÁREA DA SAÚDE: “ Não importa quem fez o erro ou a falha, o que importa é o que vai acontecer daqui para frente para não acontecer mais”, sendo que na área da saúde o registro de uma

“não conformidade” é uma responsabilidade que não pode ser negligenciada, pois com o registro de uma ocorrência e sua correção acarreta na prevenção de possíveis erros futuros trazendo uma maior eficiência e segurança na prestação dos serviços de saúde, tanto para o prestador quanto para o destinatário de tais serviços.

Sobre este tópico, Wannmacher no Boletim do Ministério da Saúde “Erros: Evitar o Evitável” (Brasil, 2005,p.2),  afirma que: “Calar sobre os erros é por si só um erro que é preciso evitar. Frequentemente isso é feito por ser mais fácil esquecer e negar do que assumir a culpa. No entanto, reconhecer os erros é a melhor forma de melhorar a qualidade e a segurança das atividades ligadas ao cuidado com a saúde dos indivíduos.”

 

Caso você queira escutar o Qualicast na íntegra, clique abaixo 👇


Idealizado por Forlogicwww.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.