O que é Segurança do Paciente e qual sua importância para área?

Publicado em 22 de janeiro de 2020, por Ana Giovanoni

Imagem com uma paciente e uma enfermeira segurando sua mão. Essa imagem é utilizada no artigo:O que é Segurança do Paciente e qual sua importância para área?

Há muitas publicações mencionando a segurança do paciente como um dos principais objetivos das organizações prestadoras de serviços de saúde. Isso é fato! Mas o que realmente é a segurança do paciente?

Para começar a compreender esse tema, precisamos entender que Segurança do Paciente são todos os estudos e práticas para diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde que podem causar danos ao paciente.

Os riscos na assistência em saúde são, por sua vez, incidentes que ocorrem durante o atendimento ao cliente. Podemos citar como por exemplo de riscos, quedas, administração incorreta de medicamentos, erro na realização de um procedimento cirúrgico, troca do nome do cliente na realização de um exame laboratorial ou de imagem, entre outros.

Em função do crescimento do número de eventos adversos e objetivando prevenir e reduzir a incidência dos mesmos, o Ministério da Saúde criou, em 1º de abril de 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Com isso, o tema ganhou ainda mais relevância no cenário nacional.

O 6 protocolos básicos de Segurança do Paciente

Existem seis protocolos básicos de Segurança do Paciente. Eles foram criados para evitar eventos adversos aos pacientes. Vejamos cada um deles:

  1. Identificação do paciente: objetiva garantir a correta identificação do paciente para assegurar que o cuidado seja prestado para a pessoa a qual realmente se destina;
  2. Prevenção de úlcera por pressão: objetiva prevenir a ocorrência de úlcera por pressão e outras lesões da pele. Úlcera por pressão são feridas que ocorrem por falta de oxigenação na superfície da pele;
  3. Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos: objetiva promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimento de saúde, visando administrar o medicamento correto para a pessoa certa, na dose correta;
  4. Cirurgia segura: objetiva reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica por meio da realização do procedimento certo, no local correto e no paciente correto;
  5. Prática de higiene das mãos em serviços de saúde: objetiva prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde, tanto para pacientes quanto para os profissionais envolvidos nos cuidados aos pacientes;
  6. Prevenção de quedas: objetiva reduzir a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência à saúde e, principalmente, reduzir o dano delas decorrente.

O desafio da implantação e gerenciamento dos protocolos de segurança do paciente

Todas as organizações prestadoras de serviços de saúde devem implantar os protocolos de Segurança do Paciente para oferecer serviços mais seguros aos seus clientes. O desafio da implantação é comprometer os profissionais da área da saúde com estes protocolos e primar pelo registro dos eventos adversos que possam ocorrer durante o atendimento ao paciente. 

A nossa experiência tem demonstrado que os serviços de saúde que possuem um Programa de Educação Continuada implantado com capacitações e disseminações contínuas sobre a relevância da aplicação destes protocolos para a qualidade da assistência conseguem manter suas equipes engajadas neste propósito. Outro fator muito importante nesta prática é mensurar, por meio de indicadores, os eventos ocorridos e desenvolver um sistema de gerenciamento dos mesmos.

Para isto, é preciso desenvolver a cultura de registro toda vez que ocorre um evento adverso relacionado a um dos 6 protocolos. A partir do registro é possível, sistematizar reuniões mensais ou quinzenais para análise do número de eventos, principais causas da ocorrência destes eventos, locais com maior ocorrência dos eventos e inclusive avaliar o dimensionamento das equipes.

Já observamos casos em que, por falta de profissionais ao trabalho ou por redução do quadro funcional, as pessoas ficam ansiosas e realizam suas atividades de forma apressada, com pouca atenção, suscitando o risco da ocorrência do evento. Além disto, quando há muita correria no ambiente de saúde, os registros também ficam para um segundo plano, dificultando o gerenciamento. 

Como Joseph Juran nos ensinou: quem não mede, não gerencia. Quem não gerencia, não melhora!

A forma mais efetiva de comprometer as pessoas com os protocolos de segurança do paciente é demonstrar seus impactos na saúde dos clientes. Isto só é possível quando registramos os eventos, os analisamos sistematicamente e investigamos suas causas para tomar ações corretivas e preventivas em prol da redução dos riscos aos pacientes.

Quem se beneficia com a Segurança do Paciente

O maior beneficiado com a implantação dos protocolos de segurança do paciente é o próprio paciente, pois será atendido numa organização preocupada com sua segurança e empenhada em evitar a ocorrência de eventos adversos.

Por outro lado, a empresa prestadora de serviços de saúde também é beneficiada quando cria a cultura de segurança do paciente, pois a qualidade do seu serviço melhora muito e os clientes preferem ser atendidos em instituições que primam pela qualidade na assistência.

Cabe a cada um de nós, como clientes dos serviços de saúde, sermos mais exigentes e primarmos pela utilização de serviços Certificados ou Acreditados, pois só desta forma estaremos promovendo a elevação do nível de qualidade e segurança na saúde.

Então, convido você a consultar o site das operadoras de planos de saúde para conhecer melhor o serviço de saúde antes de agendar o seu procedimento. Faça isto e oriente seus parentes e amigos a fazer o mesmo.Isso pode ser apenas um pequeno passo para nós, mas promoverá uma grande mudança no mercado!

Nós do Grupo Giovanoni acreditamos num nível mais elevado de qualidade nos serviços de saúde, por isto nos desafiamos a criar o Programa de Qualificação, Avaliação, Classificação e Certificação de Serviços de Saúde, o SGGS, como Entidade Gestora de Outros Programas de Qualidade, homologado pela ANS. O cliente que participar do SGGS e atender a 100% dos requisitos avaliativos terá seu serviço certificado. Para conhecer os requisitos do SGGS consulte nosso site, basta clicar no botão abaixo:

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