Receba 1 e-mail por semana sobre qualidade, gestão e excelência.

Instrumentos médicos em meio a materiais de organização, simbolizando a Gestão da Rede Prestadora.

Gestão da Rede Prestadora: um desafio para as Operadoras de Planos de Saúde

Publicado em 22 de maio de 2019,
por Kitti G. Dahlke

A Gestão da Rede Prestadora, dimensão 2 do Programa de Acreditação de OPS, tem como objetivo avaliar o gerenciamento da rede assistencial das operadoras, considerando critérios de qualidade para a conformação da rede, bem como os mecanismos que garantam o acesso dos beneficiários à respectiva rede. Esta dimensão, que aborda o tema da Gestão da Rede Prestadora, possui 16 itens avaliativos distribuídos em 4 requisitos que tratam especif…

Imagem de um certificado, simbolizando os programas de acreditação e certificação.

Programa de Acreditação: o que é e quais seus benefícios para instituições de saúde?

Publicado em 15 de maio de 2019,
por Ana Giovanoni

São crescentes os esforços das organizações da saúde para capacitar os seus profissionais, padronizar processos e automatizar procedimentos administrativos. Tudo isso visando a profissionalização da gestão, a redução de custos e a busca da excelência. Para isso, os Programas de Acreditação ou de Certificação são instrumentos essenciais na consolidação dessas perspectivas, pois geram maior credibilidade, garantia de eficácia nos…

Imagem de uma medalha com o número 1, simbolizando a conquista de uma Operadora Acreditada Nível I, Ouro.

RN 277: será mais difícil ser Operadora Acreditada Nível I, Ouro

Publicado em 8 de maio de 2019,
por Ana Giovanoni

A Agência Nacional de Saúde – ANS, definiu critérios mais claros e menos superficiais para as Operadoras que querem conquistar ou manter o Nível I, Ouro, na versão atualizada do Programa de Acreditação. Na RN 277/2011, a operadora que obtivesse média geral ponderada das 7 dimensões com resultado superior a 90 pontos, respeitando o mínimo de 70 pontos em cada dimensão, recebia a Certidão de Acreditada Nível I, Ouro. Além disto não…

Imagem de um homem de jaleco com um formulário, simbolizando a análise de causas presente no Protocolo de Londres.

Protocolo de Londres: sistematizando a investigação de incidentes clínicos

Publicado em 24 de abril de 2019,
por Ana Giovanoni

Para avaliar melhor os incidentes e o histórico de ocorrência deles em estabelecimentos de saúde, uma boa alternativa é utilizar Ferramentas da Qualidade. Uma ferramenta muito utilizada para investigação de incidentes clínicos é o Protocolo de Londres (versão atualizada do original “Protocolo para a Investigação e Análise de Incidentes Clínicos”). Este protocolo facilita e assegura uma investigação e análise profunda e atenta …

Imagem de um estetoscópio entre documentos de gestão, representando o programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

Operadoras de Planos de Saúde: melhorando resultados por meio do Programa de Acreditação

Publicado em 17 de abril de 2019,
por Roberta de Oliveira

O Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde foi publicado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – em outubro de 2011, por meio da RN 277. Passados oito anos, esta resolução foi revisada por um Grupo Técnico de pessoas da própria ANS, representantes de Operadoras Acreditadas, Entidades Acreditadoras, e demais partes interessadas. A nova versão, que já passou por consulta pública, será homologada em breve….

Imagem de um documentos sendo analisado por um lupa, representando o cuidado na revisão da RN 277.

Principais fatores que levaram à revisão da RN 277 pela ANS

Publicado em 27 de março de 2019,
por Ana Giovanoni

Um dos motivadores da ANS para a revisão da RN 277 está relacionado à sustentabilidade das operadoras e à melhoria do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar.  A versão atualizada da RN 277, que trata do Programa de Acreditação de Operadoras, está no forno e deve ser publicada em breve. Com a publicação da consulta pública 70, que informa as mudanças previstas para o Programa, algumas operadoras acreditadas no país já estão se…

Imagem de um profissional da saúde trabalhando nos critérios do QUALISS.

O QUALISS e a Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde

Publicado em 7 de fevereiro de 2019,
por Ana Giovanoni

O Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde, QUALISS, foi instituído pela Agência Nacional de Saúde, em maio de 2016, por meio da RN 405. Ele consiste no estabelecimento de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pela rede prestadora das Operadoras de Planos de Saúde. O principal objetivo do Programa é estimular a qualificação dos prestadores de serviços de sa…

Desenho de um homem vendado atirando 4 flechas e errando um alvo, simbolizando os 4 Erros que as organizações cometem na implantação da Acreditação ONA.

4 Erros que as organizações cometem na implantação da Acreditação ONA

Publicado em 7 de fevereiro de 2019,
por Kitti G. Dahlke

A Acreditação de Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, tem sido cada vez mais almejada pelas instituições de saúde. Segundo notícia publicada no site da ONA em setembro de 2017, eram 602 instituições com certificações válidas no País, o que corresponde a um crescimento em média de 20% ao ano, de acordo com as informações de André Ruggiero, Superintendente Ad…

Imagem de um gestor da qualidade trabalhando nas mudanças do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

O que vai mudar na nova versão do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde?

Publicado em 6 de fevereiro de 2019,
por Ana Giovanoni

Em outubro, a Agência Nacional de Saúde (ANS) encerrou a consulta pública 71, referente a versão atualizada da Resolução Normativa que trata do Programa de Acreditação de Operadoras, atual RN 277. O lançamento oficial da nova versão está previsto para início de 2019. Ao todo, foram mais de 600 contribuições de profissionais, entidades, operadoras e empresas do segmento de saúde. Todas as contribuições e sugestões estão sendo an…

1 6 7 8
1 5 6 7 8