Receba 1 e-mail por semana sobre qualidade, gestão e excelência.

Imagem de um coração sendo monitorado, simbolizando a importância da Qualidade em Saúde.

A importância da Qualidade em Saúde!

Publicado em 19 de junho de 2019,
por Ana Giovanoni

Quando falamos em qualidade, a primeira lembrança que nos vem à mente é a qualidade de produto. Pois bem, um produto com qualidade é isento de falhas, atende a determinados padrões de conformidade e gera satisfação ao cliente ou pessoa que se beneficia com o uso dele. Desta forma, pensamos na qualidade dos produtos que adquirimos em nossa rotina diária. Se ampliarmos um pouco esta visão de qualidade de produto para qualidade de serviços…

Imagem de um gestor em meio a gráficos e instrumentos médicos, simbolizando a Gestão em Saúde, nova dimensão da RN 277.

Dimensões da nova RN 277: Gestão da Saúde

Publicado em 12 de junho de 2019,
por Roberta de Oliveira

No meu artigo sobre a Dimensão 1 do Programa de Acreditação, falei sobre a importância de termos uma visão do todo, ou seja, de toda a dimensão, para somente após “arregaçarmos as mangas” e iniciarmos o planejamento e implementação das práticas. Mas percebi que me equivoquei quando falei apenas sobre a Dimensão 1! Na verdade, precisamos ter uma visão clara de todo o Programa para planejarmos nossas ações e irmos rumo a tão son…

imagem de um calendário sendo marcado de acordo com os prazos do Manual ONA 2018

MANUAL ONA 2018: prazos e impactos da revisão

Publicado em 5 de junho de 2019,
por Ana Giovanoni

O Manual Brasileiro de Acreditação desenvolvido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) foi revisado e lançado em janeiro de 2018, com o propósito de torná-lo mais prático, bem como facilitar o entendimento dos requisitos pelos profissionais que atuam na sua implementação dentro das organizações prestadoras de serviços de saúde. O novo Manual recebeu a chancela da ISQUA (Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado e…

Imagem de um gestor em meio a gráficos, números e dados, simbolizando uma das Dimensões da nova RN 277: Gestão Organizacional.

Dimensões da nova RN 277: Gestão Organizacional

Publicado em 29 de maio de 2019,
por Roberta de Oliveira

A consulta pública sobre a nova versão do Programa de Acreditação de Operadoras (RN 277), que será homologada em breve pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), trouxe mudanças significativas para a estrutura do programa e sua metodologia, mas principalmente, mudanças relativas aos principais temas abordados nas dimensões. Neste artigo, falaremos sobre a primeira dimensão do novo Programa, que trata do tema Gestão Organizacion…

Instrumentos médicos em meio a materiais de organização, simbolizando a Gestão da Rede Prestadora.

Gestão da Rede Prestadora: um desafio para as Operadoras de Planos de Saúde

Publicado em 22 de maio de 2019,
por Kitti G. Dahlke

A Gestão da Rede Prestadora, dimensão 2 do Programa de Acreditação de OPS, tem como objetivo avaliar o gerenciamento da rede assistencial das operadoras, considerando critérios de qualidade para a conformação da rede, bem como os mecanismos que garantam o acesso dos beneficiários à respectiva rede. Esta dimensão, que aborda o tema da Gestão da Rede Prestadora, possui 16 itens avaliativos distribuídos em 4 requisitos que tratam especif…

Imagem de um certificado, simbolizando os programas de acreditação e certificação.

Programa de Acreditação: o que é e quais seus benefícios para instituições de saúde?

Publicado em 15 de maio de 2019,
por Ana Giovanoni

São crescentes os esforços das organizações da saúde para capacitar os seus profissionais, padronizar processos e automatizar procedimentos administrativos. Tudo isso visando a profissionalização da gestão, a redução de custos e a busca da excelência. Para isso, os Programas de Acreditação ou de Certificação são instrumentos essenciais na consolidação dessas perspectivas, pois geram maior credibilidade, garantia de eficácia nos…

Imagem de uma medalha com o número 1, simbolizando a conquista de uma Operadora Acreditada Nível I, Ouro.

RN 277: será mais difícil ser Operadora Acreditada Nível I, Ouro

Publicado em 8 de maio de 2019,
por Ana Giovanoni

A Agência Nacional de Saúde – ANS, definiu critérios mais claros e menos superficiais para as Operadoras que querem conquistar ou manter o Nível I, Ouro, na versão atualizada do Programa de Acreditação. Na RN 277/2011, a operadora que obtivesse média geral ponderada das 7 dimensões com resultado superior a 90 pontos, respeitando o mínimo de 70 pontos em cada dimensão, recebia a Certidão de Acreditada Nível I, Ouro. Além disto não…

Imagem de um homem de jaleco com um formulário, simbolizando a análise de causas presente no Protocolo de Londres.

Protocolo de Londres: sistematizando a investigação de incidentes clínicos

Publicado em 24 de abril de 2019,
por Ana Giovanoni

Para avaliar melhor os incidentes e o histórico de ocorrência deles em estabelecimentos de saúde, uma boa alternativa é utilizar Ferramentas da Qualidade. Uma ferramenta muito utilizada para investigação de incidentes clínicos é o Protocolo de Londres (versão atualizada do original “Protocolo para a Investigação e Análise de Incidentes Clínicos”). Este protocolo facilita e assegura uma investigação e análise profunda e atenta …

Imagem de um estetoscópio entre documentos de gestão, representando o programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

Operadoras de Planos de Saúde: melhorando resultados por meio do Programa de Acreditação

Publicado em 17 de abril de 2019,
por Roberta de Oliveira

O Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde foi publicado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – em outubro de 2011, por meio da RN 277. Passados oito anos, esta resolução foi revisada por um Grupo Técnico de pessoas da própria ANS, representantes de Operadoras Acreditadas, Entidades Acreditadoras, e demais partes interessadas. A nova versão, que já passou por consulta pública, será homologada em breve….

Imagem de um documentos sendo analisado por um lupa, representando o cuidado na revisão da RN 277.

Principais fatores que levaram à revisão da RN 277 pela ANS

Publicado em 27 de março de 2019,
por Ana Giovanoni

Um dos motivadores da ANS para a revisão da RN 277 está relacionado à sustentabilidade das operadoras e à melhoria do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar.  A versão atualizada da RN 277, que trata do Programa de Acreditação de Operadoras, está no forno e deve ser publicada em breve. Com a publicação da consulta pública 70, que informa as mudanças previstas para o Programa, algumas operadoras acreditadas no país já estão se…

1 5 6 7 8
1 4 5 6 7 8