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Entenda como a Gestão de riscos corporativos na nova RN 277 pode trazer mais resultados para sua empresa e saiba o que esperar da nova norma.

Gestão de riscos corporativos na nova RN 277

Publicado em 4 de setembro de 2019,
por Rosangela Catunda

A questão dos riscos sempre foi preocupação de toda a humanidade. Porém na última década, a Gestão de Riscos Corporativos passou a ser um tema obrigatório na agenda dos executivos da área da saúde. Uma das razões dessa obrigatoriedade é que riscos são tão maiores quanto maiores são as incertezas! E atualmente a economia tem inserido um ambiente de incertezas muito grande. Assim, como o objetivo das empresas é criar valor para as p…

Entenda como a definição de políticas auxilia o processo de acreditação hospitalar e ajuda a nortear toda a organização! Leia agora!

A importância das Políticas no processo de Acreditação Hospitalar

Publicado em 28 de agosto de 2019,
por Ana Giovanoni

A definição de “políticas”no processo de Acreditação Hospitalar, ou mesmo no próprio sistema de gestão das organizações de saúde, tem sido alvo de muitas discussões e dúvidas. Principalmente no que diz respeito à diferença entre Procedimento Operacional Padrão (POP) e Política, além da sua importância no contexto gerencial.  Qual a diferença entre Política e POP? A Política é um documento do Sistema de Gestão da Qualid…

médico com caneta e papel, demonstrando a Governança corporativa na Saúde

Governança corporativa na Saúde

Publicado em 21 de agosto de 2019,
por Rosangela Catunda

É sempre bom entender um pouco mais sobre governança corporativa na Saúde, afinal esse é um conceito muito comentado atualmente no ramo empresarial. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre governança, e esclarecer de forma bem simples alguns conceitos básicos. Este assunto se tornou bem badalado no setor de saúde suplementar, pois é contemplado em duas importantes resoluções da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar): 1) Na RN 44…

O usuário dos serviços de saúde é um Cliente ou Paciente?

Publicado em 14 de agosto de 2019,
por Ana Giovanoni

Decidi escrever sobre o usuário dos serviços de saúde pois atualmente tenho observado uma tendência a substituirmos o termo “Paciente”, amplamente utilizado na área da saúde, pela expressão “Cliente”. O que tem causado certo desconforto em alguns profissionais da área. Então, vamos analisar um pouco melhor essa questão. O termo cliente, do latim cliens, faz alusão à pessoa que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagam…

Webinar experiência do paciente, Monise, Ana Giovanoni e Fernanda Matos

REVIEW: Webinar sobre Experiência do Paciente – Humanizando processos na saúde

Publicado em 31 de julho de 2019,
por Monise Carla Bueno

No dia 26 de julho, às 10h, nós tivemos um encontro online com a Ana Giovanoni, do Grupo Giovanoni e a Fernanda Matos, do Grupo Essencial, para falar sobre Experiência do Paciente e a Humanização dos processos na saúde!  O Webinar é uma iniciativa do FestQuali: Festival da Qualidade e Inovação, evento presencial que acontecerá do dia 11 a 14 de novembro em Belo Horizonte, MG. O evento nos levará a uma imersão no assunto Qualidade e I…

Médica preenchendo formulário que demonstra a Acreditação ONA

O que é a Acreditação ONA? – Organização Nacional de Acreditação

Publicado em 24 de julho de 2019,
por Monise Carla Bueno

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), é a instituição que publica o Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS), que atualmente está na versão 2018. Esse manual é conhecido pelo nome da instituição, por isso, é comum ouvir por aí “Acreditação ONA”. Dessa forma, outro termo também conhecido é o “Manual da ONA” em referência ao OPSS. A ONA é parte do Sistema Bra…

Médico mostrando algo a paciente, mostrando a experiência do beneficiário

Dimensões da nova RN 277: Experiência do Beneficiário

Publicado em 10 de julho de 2019,
por Roberta de Oliveira

A dimensão 4 do Novo Programa de Acreditação tem como objetivo avaliar a relação entre a Operadora e seus beneficiários, assim como a interação da Operadora com a sociedade, incluindo os potenciais clientes. Sendo assim, a Operadora deverá avaliar os resultados da percepção do beneficiário em relação a experiência dele na utilização de qualquer serviço. Isso, é claro, levando em conta, sempre, às suas necessidades e expectativ…

Imagem de um médico analisando gráficos, representando a importância dos Atributos de Qualidade na Gestão da Saúde.

Evolução dos Atributos de Qualidade na Gestão da Saúde

Publicado em 3 de julho de 2019,
por Ana Giovanoni

O conceito de qualidade na gestão da saúde passa pela definição de atributos. Este tema iniciou com Avedis Donabedian, no final do século passado, quando estabeleceu como sete os atributos dos cuidados de saúde que definem a sua qualidade. São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade. Esses atributos foram importantes e contribuíram para a melhor compreensão do conceito de qualidade…

Imagem de um médico utilizando um software de gestão, simbolizando a gestão da rede prestadora de serviços de saúde.

Dimensões da nova RN 277: Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde

Publicado em 26 de junho de 2019,
por Roberta de Oliveira

A Rede Prestadora (sendo esta própria ou contratada, direta ou indireta) é representada pelo conjunto de estabelecimentos de saúde indicados pela Operadora para oferecer os atendimentos voltados aos cuidados de saúde dos beneficiários, em todos os níveis de atenção (primária, especializada, urgência e emergência). A relação entre a Operadora e a Rede Prestadora nem sempre é fácil. Pois cabe a Operadora gerir e cobrar a qualidade na…

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