Receba 1 e-mail por semana sobre qualidade, gestão e excelência.

Imagem de um smile representando a importância da felicidade na qualidade na saúde e, às esquerda, o logo da Semana Mundial da Qualidade.

O que Felicidade tem a ver com Qualidade na Saúde?

Publicado em 23 de outubro de 2019,
por Ana Giovanoni

Consultando a Wikipédia, encontrei que felicidade é um estado de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa. Aprofundei um pouco mais a pesquisa e avancei no estudo da filosofia que busca descobrir que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena. Para Aristóteles, um hom…

Imagem de um médico afagando a mão de um paciente, simbolizando a Atenção Primária à Saúde (APS).

Como a Atenção Primária à Saúde (APS) pode mudar o panorama da saúde suplementar no Brasil

Publicado em 16 de outubro de 2019,
por Rosangela Catunda

Muito se fala em mudança do modelo assistencial. Entretanto, será que todos nós temos a mesma ideia de qual o melhor modelo? E mais, será que sabemos exatamente o que é modelo assistencial?  O modelo de atenção à saúde que hoje temos na saúde suplementar está sendo bastante questionado. Afinal, o modelo assistencial que atualmente vigora está voltado a tratar doença, e não cuidar da saúde. Por exemplo, quando contratamos um plano …

Foto de um médico preenchendo um Protocolo de Notificação de Eventos Adversos.

Protocolo de Notificação de Eventos Adversos

Publicado em 9 de outubro de 2019,
por Ana Giovanoni

Nos serviços de saúde, a notificação de eventos adversos é essencial para a segurança do cliente e principalmente para o desenvolvimento e internalização da cultura de gerenciamento da qualidade . Afinal, a notificação é uma forma de medir as coisas e como menciona Joseph Juran: Quem não mede não gerencia. Quem não gerencia, não melhora! Na gestão da saúde, precisamos internalizar este conceito, pois se não conhecermos os princi…

Ilustração de um hospital com vários objetos em volta, como ambulâncias, macas e um microscópio. Tudo isso simbolizando a integração gerada pela gestão por processos.

Importância da Gestão por processos para sustentabilidade dos negócios na saúde

Publicado em 25 de setembro de 2019,
por Ana Giovanoni

A sustentabilidade dos negócios na saúde têm sido amplamente discutida em diversos eventos realizados no país. Há inclusive um consenso entre os diversos atores sobre a necessidade de mudança do atual modelo de gestão. Afinal, vê-se que o modelo de gestão da saúde apresenta-se fragmentado, mecanicista, curativista, unidisciplinar e autoritário. Neste artigo, quero enfatizar a relevância da compreensão e implementação da gestão por…

Imagem de um notebook e um estetoscópio, representando a gestão da Governança corporativa na nova RN 277.

Governança corporativa na nova RN 277

Publicado em 18 de setembro de 2019,
por Rosangela Catunda

No primeiro artigo que escrevi no Blog, falei um pouco sobre Governança Corporativa, seu conceito e sua importância para as organizações de Saúde. Neste artigo, vou me concentrar em comentar sobre o que a ANS espera que as Operadoras de Planos de Saúde atendam para conseguirem a acreditação segundo a nova RN 277. Também quero tentar esclarecer um pouco mais esse assunto, que ainda é um pouco complicado para a grande maioria das pessoas….

Imagem de um profissional da saúde com as mãos no joelho representando a ansiedade gerada pela ocorrência de eventos adversos.

Por que gerenciar eventos adversos?

Publicado em 11 de setembro de 2019,
por Ana Giovanoni

As pessoas sempre me consultam sobre a necessidade de identificar, registrar, definir ações corretivas e prevenir eventos adversos em estabelecimentos de saúde que estão fora do ambiente hospitalar. E o questionamento é sempre o mesmo: Ana, mas pra que registrar eventos adversos, por exemplo, num laboratório de análises clínicas? É um pouco mais simples do que parece, pois a minha resposta é que qualquer estabelecimento de saúde está …

Entenda como a Gestão de riscos corporativos na nova RN 277 pode trazer mais resultados para sua empresa e saiba o que esperar da nova norma.

Gestão de riscos corporativos na nova RN 277

Publicado em 4 de setembro de 2019,
por Rosangela Catunda

A questão dos riscos sempre foi preocupação de toda a humanidade. Porém na última década, a Gestão de Riscos Corporativos passou a ser um tema obrigatório na agenda dos executivos da área da saúde. Uma das razões dessa obrigatoriedade é que riscos são tão maiores quanto maiores são as incertezas! E atualmente a economia tem inserido um ambiente de incertezas muito grande. Assim, como o objetivo das empresas é criar valor para as p…

Entenda como a definição de políticas auxilia o processo de acreditação hospitalar e ajuda a nortear toda a organização! Leia agora!

A importância das Políticas no processo de Acreditação Hospitalar

Publicado em 28 de agosto de 2019,
por Ana Giovanoni

A definição de “políticas”no processo de Acreditação Hospitalar, ou mesmo no próprio sistema de gestão das organizações de saúde, tem sido alvo de muitas discussões e dúvidas. Principalmente no que diz respeito à diferença entre Procedimento Operacional Padrão (POP) e Política, além da sua importância no contexto gerencial.  Qual a diferença entre Política e POP? A Política é um documento do Sistema de Gestão da Qualid…

médico com caneta e papel, demonstrando a Governança corporativa na Saúde

Governança corporativa na Saúde

Publicado em 21 de agosto de 2019,
por Rosangela Catunda

É sempre bom entender um pouco mais sobre governança corporativa na Saúde, afinal esse é um conceito muito comentado atualmente no ramo empresarial. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre governança, e esclarecer de forma bem simples alguns conceitos básicos. Este assunto se tornou bem badalado no setor de saúde suplementar, pois é contemplado em duas importantes resoluções da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar): 1) Na RN 44…

O usuário dos serviços de saúde é um Cliente ou Paciente?

Publicado em 14 de agosto de 2019,
por Ana Giovanoni

Decidi escrever sobre o usuário dos serviços de saúde pois atualmente tenho observado uma tendência a substituirmos o termo “Paciente”, amplamente utilizado na área da saúde, pela expressão “Cliente”. O que tem causado certo desconforto em alguns profissionais da área. Então, vamos analisar um pouco melhor essa questão. O termo cliente, do latim cliens, faz alusão à pessoa que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagam…

1 2 3 4 5 6
1 2 3 4 5 6