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Imagem de uma prancheta com aparelhos médicos. Essa imagem simboliza o artigo sobre o papel da gestão da qualidade.

Retrabalho e o papel da Gestão da Qualidade

Publicado em 16 de setembro de 2020,
por Paulo Eduardo de Andrade Souza

Começar um artigo citando a definição conceitual pode parecer um tanto quanto óbvio, mas retrabalho pode ter inúmeras definições e interpretações. O que é retrabalho para você, leitor, pode ser muito diferente do que é para mim. Afinal, eu trabalho com Gestão da Qualidade há pelo menos 15 anos e aprendi a enxergar o retrabalho como oportunidade para melhoria, aprendizado e crescimento. Mas com o objetivo principal de evitá-lo. E o …

imagem de um computador no centro e vários aparelhos médicos ao seu redor. Essa imagem simboliza o artigo sobre centralização das informações na saúde.

A centralização das informações na saúde e a segurança do paciente

Publicado em 9 de setembro de 2020,
por Celina Salles

As instituições de saúde são extremamente complexas no que se refere aos profissionais, tipos de clientes, processos e procedimentos administrativos. Por esse motivo, a centralização das informações na saúde e a definição das suas formas de comunicação, são um dos grandes obstáculos para garantir a eficácia dos resultados. As instituições de saúde devem identificar os seus fluxos de valor, mapear os processos e elaborar documen…

Imagem de uma médica com alguns equipamentos médicos ao seu redor e apontando para a tela de um computador. Essa imagem simboliza o artigo sobre melhoria contínua.

Melhoria Contínua e a Gestão na Saúde

Publicado em 2 de setembro de 2020,
por Ana Giovanoni

A Gestão da Qualidade é uma condição “sine qua nom” (do latim, “indispensável”, ou, “essencial”) para a permanência das empresas no mercado de saúde. Quando falamos em gestão da qualidade, lembramos do conceito que nos reporta para uma forma de gerenciamento que busca a melhoria contínua do desempenho organizacional.  Melhoria contínua na área da saúde faz parte da rotina, pois cada dia é um novo paciente, uma nova deman…

imagem de alguns pilares simbolizando o artigo sobre engajar seus colaboradores.

Os 3 principais pilares para engajar seus colaboradores

Publicado em 26 de agosto de 2020,
por Bruna Malagoli

Sabemos que as pessoas que trabalham em uma empresa são as responsáveis pelo seu sucesso. Na área da Saúde não é diferente, porém, é preciso perguntar: será que sua empresa leva isso a sério?  Como transformar essa ideia em ações efetivas? Como engajar seus colaboradores? O sucesso está ligado a realização de objetivos e, portanto, é necessário que os colaboradores estejam alinhados para contribuir nesse sentido. Abordarei neste…

imagem de um aparelho médico com cinco estrelas ao lado. essa imagem simboliza o artigo sobre qualidade da gestão na saúde,

Mapeamento de processos e a qualidade da gestão na saúde

Publicado em 19 de agosto de 2020,
por Ana Giovanoni

Em um ambiente de elevada competição em que as organizações buscam aumentar sua produtividade, a qualidade da gestão na saúde e atender com excelência às demandas dos clientes faz-se necessário compreender a relevância do mapeamento de processos. Quando pensamos em aumentar a produtividade imediatamente lembramos de um ambiente ágil. Portanto, tudo funciona perfeitamente e as entregas são superiores a de um outro ambiente com produtiv…

A importância da gestão de indicadores gerando valor na organização da saúde

Publicado em 13 de agosto de 2020,
por Vanessa Ribeiro

Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais para medir os resultados de uma empresa. Por meio dos indicadores é possível acompanhar se os objetivos estratégicos estão sendo atingidos e entender os pontos fortes e pontos fracos dos processos que regem a organização como um todo para prover mudanças. Nesse artigo, o assunto principal será: indicadores gerando valor na organização da saúde. Quando analisamos os indicadores esta…

Software para Gestão da Qualidade: você conhece o Qualiex?

Publicado em 5 de agosto de 2020,
por Celina Salles

Um software para Gestão da Qualidade pode gerar diversos benefícios para organização, como: diferenciação no mercado, satisfação dos clientes e da equipe, redução do retrabalho e, consequentemente, aumento da produtividade. Entretanto, a implantação desse sistema não é algo muito fácil.  Muitas vezes, é preciso um auxílio tecnológico que facilite a integração e entendimento do usuário para melhor a tomada de decisão e o suc…

Imagem da Ana Giovanoni com o escrito: #54 Segurança do Paciente

Review – #54 Segurança do Paciente

Publicado em 29 de julho de 2020,
por Thais Mendes

Existem diversos riscos quando se trata do atendimento e tratamento do paciente, ou melhor, cliente. Hoje vou falar sobre segurança do paciente, que foi tratado no Qualicast, episódio #54, com a Ana Giovanoni. Caso você queira ouvir o Qualicast #54 Segurança do Paciente na íntegra, é só ouvir no player abaixo: Segurança do paciente de acordo com a Organização Mundial da Saúde A Segurança do Paciente busca realizar ações com o objeti…

Imagem de uma médica em um centro cirúrgico com roupa azul, segurando a mão de um paciente que está deitado na maca. Essa imagem simboliza o artigo sobre transformar a política de segurança do paciente.

Boas Práticas para transformar a política de segurança do paciente em cultura

Publicado em 22 de julho de 2020,
por Ana Giovanoni

A política de segurança do paciente define um conjunto de diretrizes a serem seguidas pelos profissionais de saúde. Portanto, elas protegem o paciente contra riscos, eventos adversos (incidente que resulta em dano à saúde) e danos desnecessários durante a atenção prestada nos serviços de saúde.  E é por isso que há uma grande importância em transformar a política de segurança do paciente. Sabe-se que de 4% a 7% de todos os pacient…

Imagem de dois médicos, um deles está com uma prancheta na mão e o outro segura um pequeno tudo vermelho, onde supostamente há uma vacina. Essa imagem simboliza o artigo sobre: atendimento ao paciente do COVID 19.

Lidando com fluxos e processos de atendimento ao paciente do COVID 19

Publicado em 15 de julho de 2020,
por Bruna Malagoli

Apesar do turbilhão de emoções que esta pandemia trouxe, principalmente na Área da Saúde, seus gestores, mais do que nunca, precisaram manter serenidade e concentração em ações proativas para enfrentar as mudanças que emergem nesse novo contexto, principalmente quanto ao atendimento ao paciente do COVID-19. Como enfrentar essas mudanças de forma eficiente?  Enquanto consultoria venho trabalhando QUATRO pilares nas Instituições de Sa…

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