Meios para prevenir incidente e eventos adversos

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Catia Albuquerque

Catia Albuquerque

A proteção do paciente é uma responsabilidade de todos os “atores” da área da saúde. Bem como prevenir incidente e eventos adversos.

Primeiramente, o que é incidente e eventos Adversos

Para entendermos melhor, Evento Adverso é a ocorrência imprevista, indesejável ou potencialmente perigosa na instituição de saúde, ou seja, é um incidente que resulta em dano à saúde do paciente que pode ser classificado em:

Evento Adverso Evitável: incidente que resulta em dano físico, moral ou financeiro ao paciente (ato não intencional) ou a uma violação (ato intencional).

  • Infecção por falta de higiene das mãos;
  • Prescrever a dose errada de um medicamento;
  • Falhas na comunicação.

Evento Adverso Não Evitável: incidente decorrente do cuidado prestado aos pacientes, que resulta em dano à saúde e não é atribuído à evolução natural da doença de base.

  • Uma complicação hemorrágica após o uso de um quimioterápico;
  • Uma reação alérgica medicamentosa em paciente sem antecedentes de alergias ao medicamento.

A Notificação de Evento Adverso deve ser realizada pelos profissionais, pacientes e acompanhantes, através de formulário específico disponibilizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente – NSP da instituição.

O monitoramento e gerenciamento dos eventos adversos devem ser realizados através do NSP de cada instituição e tem como responsabilidade notificar os eventos adversos recebidos na instituição ao Sistema de Notificação da Vigilância Sanitária – SNVS através do NOTIVISA obedecendo aos critérios da RDC36 ANVISA.

Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 72 (setenta e duas) horas a partir do ocorrido.

NOTIVISA é um sistema informatizado desenvolvido pela Anvisa para receber notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao desvio de qualidade de produtos e equipamentos dos serviços da saúde.

Núcleo de Segurança do Paciente, prevenir incidente e eventos adversos

A cultura da segurança do paciente deve ser incorporada e estimulada nas organizações como um fundamento essencial para o cuidado em saúde e o desenvolvimento de melhores práticas na atenção à saúde. Mais do que uma obrigação legal, a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) representa a segurança à saúde dos pacientes.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que danos à saúde atingem dezenas de milhares de pessoas no mundo, todos os anos. No Brasil, a ocorrência de Eventos Adversos (EAs) é considerada alta, representando 7,6% em todos os atendimentos. E desse percentual, calcula-se que dois terços (66%) poderiam ser evitados.

O objetivo do NSP é proporcionar conhecimento no processo de implantação de uma sistemática de notificação e práticas preventivas, garantindo uma assistência segura aos pacientes.

A implantação do NSP é obrigatória desde 2013 pela RDC36. As instituições liberadas nessa RDC são: os laboratórios, atenção domiciliar e serviços móveis. Porém, as boas práticas sensibilizam a necessidade de TODAS as instituições de saúde implementem o NSP para alcançar um selo de Acreditação, inclusive, há a necessidade de atender a efetividade do NSP.

A implementação dos NSPs nos serviços de saúde é compulsória, ou seja, não estruturá-la representa uma infração sanitária nos termos da Lei n. 6.437, de 20 de agosto de 1977, cujas penas variam entre advertência e multa que pode chegar em até R$ 1,5 milhão.

Plano de Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) tem como uma de suas principais finalidades a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, que contempla a identificação de falhas e a mitigação e/ou eliminação de incidente e eventos adversos

O Núcleo norteia a prevenção e a redução de falhas assistenciais, através da gestão dos riscos assistenciais e da disseminação do conhecimento dos seus atores para garantir a assistência segura, ou seja, a adesão à Cultura de Segurança do Paciente.

A presença de eventos com desfechos desfavoráveis, ou seja, que causam danos permanentes ou mortes, mesmo que não intencionais, são com certeza um problema crônico e grave.

Evento custa, logo a eficácia do Núcleo de Segurança do Paciente, é muito importante na mitigação e grande diminuição de custos evitáveis para o aproveitamento em investimentos inteligentes.

Qual a relação do NSP com incidente e eventos adversos

O NSP garante e monitora a implantação de protocolos básicos de segurança do paciente que envolvem as 6 metas internacionais:

  • identificação do paciente,
  • comunicação efetiva entre os profissionais de saúde;
  • uso seguro de medicamentos e insumos;
  • cirurgia segura;
  • higienização das mãos;
  • prevenção de lesão por pressão e prevenção do risco de quedas.

Essa ação é considerada estratégica para a minimização de incidentes e eventos adversos evitáveis na assistência à saúde dos pacientes. Não é à toa que são as seis metas internacionais da OMS.

Porém todo o Protocolo que minimize a chance dos riscos são Protocolos de Segurança, como por exemplo: Intubação de vias aéreas difíceis, Broncoaspiração, Dor Torácica (os três são hospitalares), Tomografia Computadorizada (clinica radiológica), Exame de DNA (laboratório de análises clínicas), etc.

Para melhorar continuamente os processos assistenciais nas diversas áreas de atenção, a gestão de riscos, o NSP e gestão da qualidade devem unir seus esforços para promover a segurança do paciente e assim prevenir incidente e eventos adversos.

Para fecharmos o tema não deixei de conferir na próxima semana “Evento adverso na cadeia medicamentosa

Espero ter contribuído para o entendimento sobre incidente e eventos adversos e os meios de prevenção, deixe seu comentário e dúvidas!

 

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