Indicadores na Saúde: O Que São e Qual a Sua Importância?

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

A gestão de indicadores na saúde é uma atividade estratégica para organizações. Essa prática contribui para entender se estamos alcançando as metas e objetivos predefinidos, além de orientar tomadas de decisões mais assertivas.

Enfim, dada a relevância dessa ferramenta, neste post vamos abordar a importância dos indicadores na saúde. Boa leitura!

O que são indicadores

Vamos começar pela definição, de acordo com o Dicionário Priberam Online de Português.  “Indicador” é definido como:

Índice ou dado estatístico que fornece indicações sobre a situação de alguma coisa, em especial em relação à economia (ex.: indicadores macroeconômicos; indicadores microeconômicos).”

Dessa forma, podemos compreender que um indicador é algo que fornece sinais ou indícios para demonstrar “alguma coisa”. Além disso, também é uma maneira de representar quantitativa ou qualitativamente uma determinada situação. Em outras palavras, os indicadores nos fornecem “dados e evidências”.

Aqui na ForLogic, estamos acostumados a dizer que o indicador deve expressar uma “dor”. Ou seja, indicar em quais pontos devemos olhar criticamente.

Ah! Vale ressaltar que os indicadores devem ser claros, confiáveis, relevantes e comparáveis. Eles também devem ser monitorados e analisados periodicamente para identificar pontos fortes e fracos, a fim de implementar a melhoria contínua.

Por que usar indicadores de gestão da qualidade na área da saúde?

Os conceitos fundamentais e princípios de gestão da qualidade, da norma ISO 9001, trazem o seguinte item:

imagem ISO artigo indicadores na saúde

A tomada de decisão é um processo complexo, sujeito a um certo grau de incerteza. Por esse motivo, tomar decisões com base em dados e informações consistentes, portanto, é indispensável para o sucesso de toda e qualquer organização.

Esse processo deve levar em conta, ao mesmo tempo, os desafios associados à subjetividade e as incertezas inerentes ao processo de tomada de decisão.

O uso de indicadores na saúde permite avaliar e aprimorar o desempenho da instituição em relação aos seus objetivos, metas, processos e resultados.

Os indicadores da qualidade na área da saúde

Existem diversos indicadores do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que podem ser aplicados na área da saúde. No entanto, ao selecionar os indicadores a serem utilizados, é fundamental considerar os objetivos e as necessidades específicas de cada instituição.

Os indicadores de gestão da qualidade na área da saúde podem ser classificados em diferentes categorias, como por exemplo:

Indicadores de Processo

Quando aplicados na área da saúde, estes indicadores avaliam as atividades realizadas no fornecimento de serviços de saúde.

Exemplos podem ser:

  • Tempo médio de espera no pronto-socorro;
  • Conformidade com protocolos clínicos;
  • Taxa de vacinação.

Indicadores de Segurança

Avaliam as estratégias empregadas para prevenir danos desnecessários aos pacientes durante ou após a prestação de serviços de saúde.

Exemplos incluem:

  • Taxa de infecções hospitalares;
  • Número de quedas de pacientes;
  • Taxa de eventos adversos.

Indicadores de Estrutura

Estes indicadores na saúde medem os recursos físicos, humanos, financeiros e tecnológicos disponíveis para a entrega de serviços de saúde.

Exemplos englobam:

  • Disponibilidade de leitos;
  • Qualificação da equipe médica;
  • Equipamentos médicos disponíveis.

Indicadores de Resultado

Medem os efeitos dos serviços de saúde e satisfação dos pacientes.

Exemplos incluem:

  • Taxa de recuperação após cirurgia;
  • Satisfação do paciente com o atendimento;
  • Taxa de complicações pós-tratamento.

Indicadores de Efetividade

Os indicadores de efetividade, na área da saúde, avaliam o grau em que os serviços de saúde alcançam os objetivos esperados.

Entre os exemplos, podemos citar:

  • Taxa de sucesso no tratamento de doenças crônicas;
  • Taxa de detecção precoce de doenças;
  • Cumprimento de metas de saúde pública.

Indicadores de Eficiência

Medem a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos pelos serviços de saúde.

Exemplos incluem:

  • Custo por procedimento médico;
  • Uso eficiente de recursos de pessoal;
  • Relação custo-benefício de tratamentos médicos.

Esses são apenas alguns exemplos de indicadores que podem ser adotados na gestão da qualidade na área da saúde. Tenha em mente que eles devem ser definidos de acordo com as especificidades e as necessidades de cada instituição.

De onde deve vir os indicadores e como deve ser composto?

Tudo deve começar com o planejamento estratégico, pois é lá que os objetivos e perspectivas estratégicas da empresa devem estar definidos.

É no planejamento estratégico que começamos a traçar caminhos e ações para atingir nossos objetivos. Por sua vez, o que nos dirá se estamos no caminho certo são os indicadores.

Portanto, é por meio dos indicadores que mensuramos o progresso e a velocidade na direção dos objetivos estratégicos do nosso planejamento.

Cada indicador deve conter:

  • Nome do indicador;
  • Objetivo desse indicador (a qual objetivo estratégico esse indicador está relacionado?);
  • Nome do responsável (não se trata do setor, mas sim da pessoa responsável por coletá-lo, designada pela alta direção);
  • Fórmula de cálculo;
  • Meta (ela não deve ser inatingível, mas também não muito baixa);
  • Frequência de medição e sua tendência.

Lembre-se de que todo gestor precisa monitorar seus indicadores para aprimorar a qualidade e corrigir as falhas de seu setor.

Se você quiser saber mais sobre indicadores te indico o episódio #136 do Qualicast “Tira dúvidas: Gestão de Indicadores)

Os indicadores na saúde são muito importantes

Os indicadores de qualidade em saúde auxiliam no monitoramento de diferentes aspectos. Entre eles, podemos citar a segurança do paciente, prevenção de eventos adversos, satisfação do paciente e até mesmo o número de óbitos.

É essencial para instituições da área da saúde acompanhar os indicadores de qualidade. Enfim, o uso de ferramentas, soluções e metodologias podem auxiliar as equipes a reduzirem problemas, desperdícios, variabilidades e eventos adversos.

Como dizia nosso saudoso guru da Qualidade Edward Deming:

 “Eu acredito em Deus; todos os outros devem apresentar fatos e dados.”

Os indicadores na saúde (assim como em outras áreas) devem ser acompanhados e monitorados periodicamente, para saber como os processos estão se comportando. Esse monitoramento te ajudará a entender se suas metas estão adequadas e te ajudará a implementar a melhoria contínua.

Para monitorar indicadores, você pode usar Planilhas de Excel, mas o uso de um software, como o Qualiex, poderá ajudar a aumentar a confiança nos dados obtidos. Além disso, uma ferramenta como esta poderá facilitar o acompanhamento desses dados em relação as metas.

E aí como estão sendo trabalhados os indicadores aí na sua empresa? Deixe sua resposta nos comentários, vou adorar saber.

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Fonte:

ANS lança Sistema de Indicadores Hospitalares — Agência Nacional de Saúde Suplementar (www.gov.br)

ABNT NBR ISO 9000:201

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