O que Felicidade tem a ver com Qualidade na Saúde?

Publicado em 23 de outubro de 2019, por Ana Giovanoni

Imagem de um smile representando a importância da felicidade na qualidade na saúde e, às esquerda, o logo da Semana Mundial da Qualidade.

Consultando a Wikipédia, encontrei que felicidade é um estado de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa.

Aprofundei um pouco mais a pesquisa e avancei no estudo da filosofia que busca descobrir que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena. Para Aristóteles, um homem feliz é um homem virtuoso, que tem virtude. Felicidade vem de flectere, do grego, que quer dizer flexibilidade. Neste sentido, me dediquei a refletir sobre a analogia entre felicidade e qualidade na área da saúde.

Neste artigo, quero compartilhar com vocês um pouco sobre o que estou pensando sobre isto, para juntos avançarmos nesta reflexão na Semana Mundial da Qualidade 2019 que comemora-se em novembro. Farei um webinar online gratuito no evento, e nele pretendo me aprofundar um pouco mais no assunto. Entretanto, por hora, vamos começar essa discussão?

P.s.: no final do artigo darei mais informações sobre o webinar e sobre como participar, então fica comigo, ok?

O que é felicidade no trabalho

Se acessarmos o Google, vamos encontrar muitas informações sobre a Felicidade no Trabalho, porém prefiro expor para vocês o que tenho vivenciado nas organizações da saúde, a partir dos meus estudos e das experiências nos ambientes organizacionais.

Quando falamos em felicidade no trabalho, a primeira coisa que nos vem à mente é um ambiente de liberdade, em que as pessoas possuem flexibilidade e fazem as atividades no seu tempo e ritmo, alinhadas ao seu propósito de vida. Isto é lindo! 

Por outro lado, o ambiente das organizações de saúde é tenso, dinâmico, altamente complexo e trata da vida das pessoas. Portanto é preciso estar atento a todos os detalhes para prevenir eventos adversos e seus efeitos, os quais poderão ser irreversíveis e impactar em enormes sequelas para o cliente.

Segundo explica a Dra. Christine Carter, membro sênior do Greater Good Science Center, da Universidade da Califórnia, felicidade envolve a capacidade de acessar uma “ampla gama de emoções positivas”, incluindo esperança, otimismo, confiança, gratidão, inspiração e admiração.

Se refletirmos sobre o ambiente da saúde, no qual o cliente está vulnerável, por vezes ansioso e preocupado; e sobre as emoções positivas mencionadas pela Dra. Christine, nosso desafio é, então, desenvolver ambientes que permitam aflorar estas emoções e tornar o atendimento assistencial humanizado. Assim, alinhar felicidade no trabalho e qualidade nos serviços é um desafio para as organizações da saúde.

Felicidade no Trabalho e a Qualidade na Saúde

Nós, profissionais da qualidade, estamos dedicados a criar documentos para que o sistema de gestão funcione de forma padronizada, com registros de tudo o que está sendo praticado nas atividades de rotina a fim de monitorarmos a qualidade do serviço.

Nossa atividade é fundamental em todas as organizações e na área da saúde ganha uma prioridade ainda maior para proporcionarmos segurança ao paciente, com atendimento diferenciado, humanizado e resolutivo. 

Neste sentido, me desafio cada dia a refletir sobre nosso propósito em aperfeiçoar continuamente a qualidade na saúde, conquistando o engajamento das pessoas em prol de uma causa maior: a saúde do cliente.

E digo saúde no sentido mais amplo da palavra, envolvendo bem-estar físico e mental. São os profissionais da saúde que atenderão os clientes e cumprirão os padrões criados pela qualidade. Se isto tudo funcionar num ambiente de felicidade, o atendimento humanizado que está descrito nos Planos Estratégicos das instituições de saúde será uma consequência natural.

A importância das emoções para a felicidade no trabalho 

Quando penso em emoções, a primeira coisa que me vem à mente é em qual conjunto de emoções podemos concentrar os esforços para promover a felicidade no trabalho. Pesquisando um pouco mais sobre este tema, encontrei o estudo de Nic Marks, especialista no tema felicidade e CEO da Happiness Works, o qual conclui que a felicidade no trabalho se resume a três emoções positivas:

  • Entusiasmo – um estado de alta energia que ajuda as pessoas a criarem e aproveitarem oportunidades. Também pode atuar para mobilizar os esforços deles mesmos e dos outros.
  • Interesse – é uma “energia focada” que ajuda a nos comprometermos com tarefas que podem ser um desafio em curto prazo, mas que trazem benefícios de médio ou longo prazo.
  • Contentamento – trata-se da “alegria” de ter conquistado algo, que pode nos fazer sentir mais motivados a executar as ações que irão repetir o sucesso no futuro.

No meu Webinar para a Semana Mundial da Qualidade 2019, vamos conversar mais sobre estas emoções positivas e sobre como trabalhar com elas no ambiente da saúde! Então, não deixe de participar!!!!!

Felicidade no trabalho, emoções e qualidade na saúde

Se resumirmos os temas altamente complexos, profundos e extensos abordados brevemente nesta publicação, podemos concluir que a qualidade na saúde inevitavelmente passa pelo desenvolvimento de profissionais que se permitam vivenciar suas emoções. Isso, sempre, é claro, em ambientes organizacionais que incentivem esta experiência em prol da qualidade dos serviços prestados aos clientes. Isto é o “valor em saúde” que tanto tem se falado em congressos e eventos focados neste tema.

Nós, profissionais da qualidade, precisamos nos preparar para atuar na gestão da qualidade, promovendo a Felicidade no Trabalho, aflorando as emoções positivas nas equipes e engajando as pessoas para novas formas de pensar e agir. 

O propósito é “transformar a qualidade no maior patrimônio das organizações”! E é sobre como o comportamento das pessoas é fundamental para tornar isso realidade que vou me aprofundar no webinar que citei lá no início do texto.

Então, convido você a participar e interagir comigo! O Webinar será realizado no dia 12 de novembro, numa parceria da ForLogic e do Grupo Giovanoni, sobre o tema “Como o comportamento humano afeta a qualidade na área da saúde”. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site do evento, acessa lá:

Inscreva-se agora!

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