Ciclo PDCA na saúde: Saiba como utilizar!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

Vamos falar sobre o ciclo PDCA e como ele se aplica na área da Saúde. Venha comigo nessa jornada e aproveite a leitura!

O que é PDCA?

Criado em meados de 1939 e posteriormente popularizado pelo estatístico William Edwards Deming, o Ciclo PDCA é uma metodologia de ações repetitivas composta por quatro etapas 

Sua aplicação pode trazer diversos benefícios para as organizações, inclusive na área da Saúde. 

Quando aplicado em conjunto com o Sistema de Gestão da Qualidade, ele auxilia na implementação de ações para assegurar: 

  • a operação e o controle dos processos; 
  • a eliminação de eventos adversos; 
  • ações corretivas; 
  • ações preventivas. 

Etapas do Ciclo PDCA

A sigla PDCA vem do inglês, e cada letra representa uma etapa do processo. A seguir, te  apresento cada uma das fases com mais detalhes: 

P=PLAN (Planejar)

É nesta etapa que devemos definir os processos e as metas que devemos alcançar. Você pode começar com uma pequena amostra para testar os possíveis efeitos. 

D=DO (Desenvolver)

Nesta fase, iniciam-se os processos definidos na etapa anterior, coletando dados para o mapeamento e análise dos próximos passos.  

Antes de iniciar essa fase, é necessário educar e treinar todos os envolvidos no processo para garantir que todos estejam comprometidos e que tudo ocorra conforme o planejado. 

C=CHECK (Checar) 

Na etapa anterior, são coletados dados e resultados das ações. Agora, na fase de Check (Verificar), estes dados são analisados e comparados com o planejado. 

Podemos dizer que esta é uma etapa gerencial, onde verificamos se o que foi executado está de acordo com as metas que foram estabelecidas.  

A=ACT (Agir) 

Finalmente, é a etapa da correção. Então, se o que foi executado estiver de acordo com os objetivos planejados, deve-se padronizar a solução. 

Contudo, caso o processo realizado apresente falhas, o gestor deverá rever o plano e desenvolver novas ações. Essas ações devem visar sempre a correção máxima das falhas e a melhoria dos processos.  

Como aplicar o ciclo PDCA

Como o próprio nome sugere, ele deve ser cíclico. Ou seja, aplicado repetitivamente e de modo sistemático para obter efeitos a curto, médio e longo prazo. 

Assim, é possível acelerar e aperfeiçoar os processos da organização, por meio da identificação de problemas, causas e soluções. 

Passos para aplicar o PDCA :

Ciclo PDCA

 Benefícios de utilizar o ciclo PDCA na área da saúde 

A aplicação do ciclo PDCA na área da Saúde traz diversos benefícios. São benefícios que contribuem significativamente para a eficiência e qualidade dos serviços prestados aos pacientes pela instituição.  

Entre eles, podemos citar: 

Melhoria da Qualidade dos Serviços

O ciclo PDCA facilita a identificação de oportunidades de aprimoramento, permitindo a implementação de ações corretivas e/ou preventivas.  

Isso resulta em um aumento notável na qualidade dos serviços oferecidos pela instituição de saúde. 

 Padronização dos Processos 

A metodologia auxilia no desenvolvimento de padrões de qualidade. O que contribui para a conformidade com regulamentações e assegurando a eficiência das operações.  

A padronização promovida pelo PDCA é fundamental para garantir a consistência e confiabilidade nos serviços prestados. 

 Melhoria Contínua

O ciclo PDCA proporciona uma abordagem dinâmica e contínua para o crescimento da instituição de saúde.  

Ao estabelecer etapas pré-definidas e realizar análises constantes do cenário, é possível identificar gargalos, aprimorar tarefas e obter retornos significativos.  

Isso evita a estagnação, permitindo que a organização esteja sempre em busca de melhorias e adaptada às mudanças do ambiente de saúde. 

 A implementação do ciclo PDCA na área da saúde não apenas eleva a qualidade dos serviços. Essa prática também promove a eficiência operacional, garantindo que a instituição esteja continuamente evoluindo para atender às crescentes demandas e expectativas. Parte superior do formulário 

USE O PDCA 

Ao implementar o ciclo PDCA com tarefas claramente definidas, será possível identificar as áreas que demandam progresso e identificar as falhas cruciais na estrutura da operação. Isso pode ser feito e ajudar a rotina tanto de gestores como dos responsáveis pelos processos.  

A aplicação do PDCA proporciona não apenas uma abordagem sistemática para a melhoria contínua. Ela também capacita as organizações de saúde a oferecerem cuidados aprimorados aos pacientes.  

Ao resolver problemas com rapidez e estabelecer metas alcançáveis, as instituições de saúde estarão mais bem preparadas para enfrentar desafios e melhorar a eficiência operacional. Em última análise, a aplicação do Ciclo PDCA na Saúde pode proporcionar um ambiente mais seguro e eficaz para o cuidado ao paciente

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados