Imagem de várias pessoas com a mão erguida e uma profissional da saúde na frente orientando. Essa imagem representa o artigo sobre qualificação do profissional.

Qualificação do profissional da área da saúde

Publicado em 23 de setembro de 2020,
por

As mudanças nos setores de Educação e Saúde, principalmente a partir dos anos 80, influenciaram na concepção de qual é a qualificação do profissional profissional de saúde nos dias atuais: conhecimento, prática e gestão, atuando de forma integrada. Este é um artigo criado considerando o que observei ao longo dos últimos anos, pelos quais venho assessorado e avaliado instituições de saúde. Portanto, é baseado na minha humilde opi…

Imagem de um notebook, com um rapaz fazendo anotações na agenda. Essa imagem simboliza auditoria remota.

As auditorias remotas vieram para ficar?

Publicado em 3 de junho de 2020,
por

Há muita discussão sobre os trabalhos remotos, inclusive auditorias remotas em tempos de pandemia e isolamento social. Não é à toa, pois estamos aprendendo e nos adaptando a uma nova maneira de trabalhar e nos relacionar. Porém, o uso de tecnologias para otimizar o trabalho já nos acompanha há bastante tempo. As auditorias remotas têm gerado polêmica e dividido opiniões no nosso meio. Portanto, antes da emissão de qualquer julgamento,…

a imagem em destaque contém alguns quadradinhos com alguns símbolos da saúde desenhados nele. No topo da imagem, tem uma mão colocando o último quadradinho com um + (símbolo da saúde). Essa imagem é para o artigo sobre Atenção Primária das Operadoras.

Planejamento e estruturação na Atenção Primária das Operadoras

Publicado em 26 de fevereiro de 2020,
por

O Programa de Certificação em Atenção Primária das Operadoras da ANS foi homologado em 2018, por meio da Resolução Normativa 440. Este programa tem como objetivo incentivar as operadoras de planos de saúde no Brasil a promoverem a coordenação do cuidado de seus beneficiários por meio da Atenção Primária das Operadoras como porta de entrada. Ou seja, como o primeiro acesso do paciente a rede de atendimento. No artigo escrito pela Ros…

Imagem de dois papéis sendo revisados na rn 277, com uma moça fazendo anotações e um notebook desfocado no fundo.

O que esperar da revisão da RN 277 pela ANS?

Publicado em 11 de dezembro de 2019,
por

Não podemos negar que todos estamos apreensivos e ansiosos com a revisão da RN 277. Ainda mais com a espera pela aprovação da nova resolução pela ANS. Este é um modelo que vem beneficiando muitas operadoras com a melhoria da sua gestão e despertando o interesse do mercado de saúde suplementar. São inúmeros os benefícios obtidos pelas Operadoras Acreditadas, incluindo uma pontuação bônus no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Supl…

Imagem com a logo da Semana Mundial da Qualidade 2019 e o nome do artigo: "Benefícios do Programa de Acreditação para as Operadoras de Planos de Saúde".

Benefícios do Programa de Acreditação para as Operadoras de Planos de Saúde

Publicado em 30 de outubro de 2019,
por

Recentemente, escrevi um artigo aqui para o Blog falando sobre os motivos que me levam a crer que o Programa de Acreditação é o modelo certo para as Operadoras de Planos de Saúde. E minha opinião se fortalece a cada dia e a cada avaliação que realizo nas Operadoras. Trabalhei 10 anos em Operadoras de Plano de Saúde e, atualmente, me dedico exclusivamente às avaliações desse tipo de empresa. A cada novo cliente visitado, fico positivame…

Médico mostrando algo a paciente, mostrando a experiência do beneficiário

Dimensões da nova RN 277: Experiência do Beneficiário

Publicado em 10 de julho de 2019,
por

A dimensão 4 do Novo Programa de Acreditação tem como objetivo avaliar a relação entre a Operadora e seus beneficiários, assim como a interação da Operadora com a sociedade, incluindo os potenciais clientes. Sendo assim, a Operadora deverá avaliar os resultados da percepção do beneficiário em relação a experiência dele na utilização de qualquer serviço. Isso, é claro, levando em conta, sempre, às suas necessidades e expectativ…

Imagem de um médico utilizando um software de gestão, simbolizando a gestão da rede prestadora de serviços de saúde.

Dimensões da nova RN 277: Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde

Publicado em 26 de junho de 2019,
por

A Rede Prestadora (sendo esta própria ou contratada, direta ou indireta) é representada pelo conjunto de estabelecimentos de saúde indicados pela Operadora para oferecer os atendimentos voltados aos cuidados de saúde dos beneficiários, em todos os níveis de atenção (primária, especializada, urgência e emergência). A relação entre a Operadora e a Rede Prestadora nem sempre é fácil. Pois cabe a Operadora gerir e cobrar a qualidade na…

Imagem de um gestor em meio a gráficos e instrumentos médicos, simbolizando a Gestão em Saúde, nova dimensão da RN 277.

Dimensões da nova RN 277: Gestão da Saúde

Publicado em 12 de junho de 2019,
por

No meu artigo sobre a Dimensão 1 do Programa de Acreditação, falei sobre a importância de termos uma visão do todo, ou seja, de toda a dimensão, para somente após “arregaçarmos as mangas” e iniciarmos o planejamento e implementação das práticas. Mas percebi que me equivoquei quando falei apenas sobre a Dimensão 1! Na verdade, precisamos ter uma visão clara de todo o Programa para planejarmos nossas ações e irmos rumo a tão son…

Imagem de um gestor em meio a gráficos, números e dados, simbolizando uma das Dimensões da nova RN 277: Gestão Organizacional.

Dimensões da nova RN 277: Gestão Organizacional

Publicado em 29 de maio de 2019,
por

A consulta pública sobre a nova versão do Programa de Acreditação de Operadoras (RN 277), que será homologada em breve pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), trouxe mudanças significativas para a estrutura do programa e sua metodologia, mas principalmente, mudanças relativas aos principais temas abordados nas dimensões. Neste artigo, falaremos sobre a primeira dimensão do novo Programa, que trata do tema Gestão Organizacion…

Imagem de um estetoscópio entre documentos de gestão, representando o programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

Operadoras de Planos de Saúde: melhorando resultados por meio do Programa de Acreditação

Publicado em 17 de abril de 2019,
por

O Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde foi publicado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – em outubro de 2011, por meio da RN 277. Passados oito anos, esta resolução foi revisada por um Grupo Técnico de pessoas da própria ANS, representantes de Operadoras Acreditadas, Entidades Acreditadoras, e demais partes interessadas. A nova versão, que já passou por consulta pública, será homologada em breve….