3 Vantagens de analisar os riscos na área da Saúde
As Vantagens de analisar os riscos na área da Saúde

3 Vantagens de analisar os riscos na área da Saúde

A Gestão de Riscos na área da Saúde entrou como diferencial competitivo entre empresas já que inúmeras melhorias podem ser alcançadas na aplicação dessa metodologia. Por isso, hoje, resolvi apresentar 3 vantagens de analisar os riscos na área da saúde.

Para aqueles que não estão familiarizados com o assunto podemos entender que o objetivo da Gestão de Riscos é diminuir todas as possibilidades de falhas (operacionais, financeiros, estruturais, etc) que impactam na prestação de serviços.

A diminuição desses erros só será possível se analisarmos os riscos envolvidos na operação, imaginar tudo de errado que pode acontecer, e, a partir daí, definir ações preventivas, isto é, implantar mudanças para evitar o erro.

Dentre as inúmeras vantagens de sua aplicação cito neste artigo algumas fundamentais:

1 – Honrar sua missão e seu negócio

Se analisarmos com cuidado, percebemos que a essência de uma empresa na Área da Saúde é prover cuidados, entregando-os em forma de consulta, exames, tratamento, etc.

Portanto, é inconcebível que uma empresa fornecedora de Saúde gere danos às condições de Saúde de seus clientes! É exatamente o oposto de sua proposta de negócio e missão.

Analisando paralelamente, seria semelhante a uma transportadora que perde sua mercadoria, um serviço de internet que não mantenha conexão ou uma empresa de tecnologia que não ofereça solução aos seus problemas.

A maior consequência disso é perder sua credibilidade no mercado, além de implicações processuais e financeiras.

2 – Diminuição de desperdícios

A análise de riscos permite identificar as causas que vão gerar erros no meu processo. Então, antes que o erro aconteça definimos barreiras para bloqueá-lo.

E assim sabemos que “prevenir é melhor que remediar.” Um antigo ditado conhecido pela maioria, mas ainda ignorado por muitos.

O desperdício deve ser reconhecido não apenas quando se perde dinheiro. O desperdício pode estar na perda de tempo, retrabalho, esforço, ociosidade, desvio de função, atraso, tarefas desnecessárias e repetidas que não agregam valor.

A gestão de riscos em Suprimentos é um exemplo muito transparente de que a análise de riscos diminui desperdícios.

Sem essa análise não seria possível identificar, por exemplo, que a perda de medicamentos por validade tem origem (causa) no armazenamento incorreto. Que a compra errada de insumos tem origem (causa) na duplicidade de cadastro de itens de estoque.

Ciente de tudo isso, por que será que ainda há gestores que preferem a política de “Quando der problema eu vejo o que faço?”

Esse perfil profissional não é desejado nas empresas da Saúde e imagino que em nenhum outro ramo.

3 – Satisfação do cliente interno

Durante uma análise de riscos muitos elementos relacionados ao ambiente de trabalho são identificados como possíveis causas de erros: equipe insuficiente (quantidade, qualidade), estrutura deficitária, processos não formalizados etc.

Se partirmos do pressuposto que essas causas serão adequadas e/ou eliminadas teremos um ambiente de trabalho muito mais saudável e eficiente. Além do reconhecimento dessas melhorias pela equipe, seu engajamento em atividades mais produtivas será consequência.

A gestão de riscos só traz vantagens!

Importante finalizar lembrando que a metodologia de Gestão de Risco, sim, é fantástica! Mas, sempre quando bem aplicada e compreendida por todos na empresa. Vale a pena investir tecnicamente e tecnologicamente nessa metodologia para aproveitar seus resultados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.