3 aspectos que mudaram na gestão da qualidade na saúde na pandemia
Aspectos que mudaram na gestão da qualidade na saúde na pandemia. Fonte da Imagem: Freepik

3 aspectos que mudaram na gestão da qualidade na saúde na pandemia

Apesar do pós pandemia ainda estar longe de acontecer devemos entender o que vem mudando no Sistema de Gestão da Qualidade para nos prepararmos adequadamente. Por isso, hoje, eu trouxe 3 aspectos que mudaram na gestão da qualidade na saúde em razão da pandemia.

Em meu artigo anterior “Principais mudanças na área da Saúde com a pandemia” eu descrevo alguns pontos gerais do setor Saúde, e neste artigo, vou focar no papel da Qualidade especificamente.

1. Estratégias de Gestão à Distância

A primeira mudança drástica na nossa rotina foi o trabalho remoto, ficou claro, dessa forma, a necessidade de estratégias de gestão à distância. Percebi uma sobrecarga nas empresas que não possuíam um sistema de gestão eletrônico, pois ainda dependiam da presença física para cobrar e/ou acompanhar o andamento de um plano de ação, por exemplo. Já as empresas que possuíam software de gestão tiveram um melhor desempenho nesse aspecto. 

2. Sobrecarga no setor da Qualidade

Durante a pandemia o setor da Qualidade sofre uma sobrecarga de trabalho com a mudança e padronização das novas rotinas. Por conta disso, os gestores não podiam mais depender tanto desse setor e acabaram desenvolvendo melhor suas habilidades gerenciais.

3. Auditorias Remotas

Outro ponto interessante que também impactou a atuação do gestor foram as auditorias remotas. Nesse processo, algumas evidências dos critérios de certificação são solicitadas com antecedência ou as entrevistas são direcionadas exclusivamente ao gestor. Nesse momento, mais uma vez, o gestor precisou improvisar uma solução sozinho. Apesar das dificuldades iniciais, a consequência foi a confiança e maior conhecimento sobre o próprio setor.

A valorização da gestão da qualidade na área da saúde

Tudo isso trouxe uma valorização do setor Qualidade, assim como seus profissionais. Enquanto a equipe assistencial e de apoio estavam ocupados com o atendimento dos pacientes, a qualidade garantiu que todos os processos e insumos fossem entregues e que os padrões corretos fossem implantados e cumpridos. Nada fora do usual papel do Setor Qualidade, mas neste momento foi muito evidente o suporte e melhorias conquistados. 

Além do suporte técnico, o Setor da Qualidade serviu também como um suporte emocional. Geralmente, é um Setor que exerce pressão nos gestores e colaboradores para cumprimento de prazos e tarefas, porém neste momento a saúde mental de todos era prioridade. O bom senso e identificação de estratégias urgentes amenizaram um dos efeitos colaterais desta batalha.

Quando as coisas voltarem ao normal é importante não retroceder, foque em manter as melhorias! E para isso será necessária uma reflexão profunda sobre as lições aprendidas durante esse período caótico.

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