Implantação de um projeto Lean Healthcare

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

As instituições de saúde, sejam elas da rede suplementar ou pública, de grande ou pequeno porte, possuem grandes desafios. Esses desafios estão na mitigação dos seus custos, no aumento das suas receitas e no compromisso de garantir a qualidade dos seus resultados assistenciais, operacionais e  administrativos. E para isso, hoje falaremos um pouco sobre a implantação de um projeto Lean Healthcare.

A cada dia, esses desafios se tornam mais complexos frente ao cenário socioeconômico, à inovação tecnológica e à globalização que fazem os clientes se tornarem mais exigentes e mutantes em relação aos seus requisitos.  

Diante da perspectiva do mercado externo, as instituições precisam estar constantemente avaliando o seu cenário interno. Portanto, devem verificar a necessidade de implantação de projetos de melhorias, mitigando suas fraquezas e potencializando suas forças na conquista dos seus objetivos estratégicos.

Uma das filosofias que vem sendo muito empregada nas instituições de saúde, a fim de  aumentar a produtividade e diminuir os custos, é o Lean Healthcare. Sua efetividade vem  sendo comprovada em muitos estudos de caso como nos setores de emergência, centro  cirúrgico, call center, entre outros. 

O que é o Lean Healthcare?

O Lean Healthcare, resumidamente, é uma abordagem derivada do sistema de linha de produção Toyota. Pega a abordagem de um sistema de melhoria contínua do processo produtivo com redução de desperdícios. Esses conceitos foram adaptados aos cuidados de saúde. É um conjunto de métodos e filosofias que busca criar valor máximo para o paciente, reduzindo desperdício e tempo de espera.

O Lean olha de forma cronológica para o paciente, desde o momento que ele é encaminhado para um médico para realizar uma consulta ou tratamento, até o momento exato do atendimento realizado. Além disso, ainda promove o engajamento integral de funcionários e médicos na melhoria contínua, tudo isso procurando eliminar desperdícios que não agregam valor.

Implantando um projeto de Lean Healthcare

Para a elaboração de um projeto Lean Healthcare, algumas etapas precisam ser seguidas com o intuito de obtermos sucesso nos resultados. Descrevo abaixo algumas delas que considero serem importantes.

1- Tomada de decisão estratégica

A definição da implantação do projeto precisa ser de interesse da alta direção e fazer parte dos objetivos e diretrizes estratégicas.

Dessa forma, é necessário fazer um estudo de qual processo será definido como estratégico para implantação da filosofia Lean.

Além de definir qual o resultado que se espera atingir, determinar o prazo, elaborar um estudo da viabilidade econômica da implantação e verificar o potencial impacto da melhoria nos resultados institucionais. 

2- Elaboração do projeto

Nessa etapa, a instituição poderá definir se o projeto será desenvolvido por terceiros. Em caso afirmativo, deverá avaliar o fornecedor e formalizar um acordo para elaboração de um projeto de implantação de Lean Healthcare, no qual as fases de iniciação, planejamento, execução, controle e  encerramento estejam muito bem definidas.

Vale lembrar que os princípios  Lean como cadeia de valor do produto, fluxo da cadeia, produção puxada e busca pela perfeição terão que permear todo o projeto. Além claro, das ferramentas Lean como tackt time, lead time entre outras.

3- Comunicação institucional 

Alinhar junto a sua equipe tática e operacional os motivos do novo projeto, a meta almejada e a necessidade do envolvimento de todos na busca desta melhoria institucional.

4- Capacitação e desenvolvimento de colaboradores e lideranças

É preciso definir uma metodologia para capacitar e desenvolver os colaboradores e lideranças para alcançar os resultados esperados.

Haja vista que técnica, método e ferramenta sem pessoas qualificadas e alinhadas não adianta nada, pois as pessoas é que fazem tudo acontecer.

Produzindo resultados extraordinários

Portanto, observamos que implantar um projeto de Lean Healthcare não é tão simples. Ele requer expertises em diversas áreas do saber, como os princípios e as ferramentas do Lean, atrelados à gestão da qualidade e aspectos administrativos. Portanto, podemos dizer que é uma decisão estratégica e impacta toda a cultura da organização.

Assim, o sucesso do projeto depende de vários fatores que devem ser bem definidos antes da sua execução. Mas tenha certeza que quando é implantado corretamente, o resultado é extraordinário e de grande valia para o crescimento de todos da instituição. O que é compatível, pois resultados extraordinários contam com foco e trabalho extraordinário.

Revisado em: 20/04/2022.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Banner vertical - webinar seja um auditor