Principais mudanças na área da saúde com a Pandemia

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

O ano de 2020 não foi fácil para ninguém. O setor que mais sofreu com a inesperada pandemia com certeza foi o Setor Saúde. Além de todo impacto causado pelas alterações do modo de viver mundial, o Setor Saúde teve que se preparar para atender às novas restrições e também para atender as vítimas da COVID. Nesse artigo, falarei um pouco sobre as mudanças na área da saúde!

Descrevo aqui algumas importantes mudanças que ocorreram:

Valorização do tempo

Em vários momentos as Unidades Assistenciais e Hospitalares enfrentaram uma alta demanda e uma equipe reduzida, e a incerteza se o cenário de amanhã não seria pior. Cada minuto de trabalho era precioso e extremamente necessário. 

E assim as metodologias e ferramentas de organização foram exploradas ao máximo:

  • Reuniões curtas e focadas;
  • Comunicação assertiva;
  • Fluxos enxutos para eliminação de retrabalhos;
  • Cadeia operante de cliente-fornecedor internos.

As Instituições que ainda não possuíam uma boa gestão se arrependeram pela tardia compreensão de sua importância.

consultor Parceiro

Valorização do trabalho em equipe

Não posso dizer que o trabalho interdisciplinar é novidade, porém sua valorização sim. E até mesmo entre os próprios profissionais. 

Para alguns perfis pessoais a atuação individual é mais confortável, porém não é a mais eficaz. A sinergia entre as competências de cada profissional otimiza os cuidados ao paciente internado, ampara os familiares e evita que mais vidas se percam. 

Valorização da tecnologia

O primeiro impacto da tecnologia observou-se através da telemedicina. Com a liberação provisória do atendimento médico a distância foi possível alcançar o grupo de pessoas mais fragilizado pela quarentena: os pacientes.

Resistências foram quebradas pela necessidade. E assim a telemedicina entrou na rotina assistencial que ganhou mais força com o uso do prontuário eletrônico. 

Outra resistência que também foi transposta é a interação via reuniões online. Diversas plataformas conquistaram até os profissionais mais conservadores. Essa foi uma das maiores mudanças na área da saúde!

Além das clássicas reuniões de alinhamento, vivemos também as reuniões educativas: lives, eventos, palestras, webinars. Tanto conhecimento compartilhado, tantas pessoas conectadas com o compromisso de compartilhar uma parte de seu conhecimento para gerar valor

Valorização do profissional da Saúde

Até quando vamos deixar de reconhecer a complexidade deste trabalho e dedicação de seus profissionais? A linha de frente que não desistiu de seu propósito, mesmo com todas as adversidades deste momento. 

Um dos pilares para esse reconhecimento é fornecer o suporte adequado conforme os desafios!

Além disso, um acompanhamento sincero das performances, resultados, feedback e necessidades é fundamental para engajar o colaborador e trazer mais resultado à empresa.

E como se preparar?

Aproveite que final de ano é um momento para reflexão e avalie todas as mudanças que ocorreram no seu ambiente de trabalho. Identifique as melhorias conquistadas. Reúna seus pares (online) e discuta quais delas serão sua próxima estratégia de sucesso.

Fica mais claro o significado de que não se faz retrospectivas, planejamentos estratégicos só por conta de acreditações ou certificações. É a hora de olhar para o cenário, entender os aprendizados e as conquistas, para criar um futuro mais consistente.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados