Já participei de tantas semanas da Qualidade que não consigo me lembrar de todas. E sempre são ótimas! Alto astral, conhecimento, interação. Tudo que os profissionais de Saúde precisam de vez em quando para descontrair de sua rotina intensa. Por isso, nesse artigo falarei sobre a importância da Semana da Qualidade na área da Saúde!
Mas, por que a empresa precisa de uma semana dedicada a Qualidade?
Algumas práticas são tão comuns em algumas empresas que de vez em quando é necessário ressaltá-las.
Na área da Saúde temos como exemplo a campanha de lavagem de mãos. Mas é tão óbvio que é IMPRESCINDÍVEL lavar as mãos, então para que serve esta campanha?
Exatamente para isso: para relembrar aos profissionais que estão engolidos por suas rotinas sobre o impacto das boas práticas no sucesso do seu trabalho.
Sentimento de Pertencimento dos Colaboradores
Um outro ponto importante da Semana da Qualidade é promover a participação de todos que estão envolvidos com a Qualidade. Afinal Qualidade deve ser praticada por todos, não é restrita a um setor.
Deixar o colaborador ser o ator principal neste momento faz com que ele perceba que Qualidade é inerente às suas práticas de gestão.
E ele não consegue mais trabalhar diferente disso. Sempre digo que as pessoas que sentem o gostinho da Gestão da Qualidade em suas vidas não querem mais saber de outra forma de trabalho.
Benchmarking
Na semana da Qualidade também temos a oportunidade de receber convidados externos, entender como funciona o mercado e que não estamos sozinhos nesse movimento.
A semana da qualidade é um momento de reflexão e análise do que passou para guiar os próximos passos. E isso também acontece durante a Semana da Qualidade na área da Saúde!
Então, será que poderíamos chamá-la de “ano novo da Qualidade”?
Alta Direção sempre presente
A cereja no bolo desse evento é a participação da Diretoria. Isso demonstra o quanto a Qualidade é valorizada pela empresa e que a participação de todos é seu diferencial para dar certo.
Perceba, então, que este acontecimento atinge uma série de objetivos:
- Empoderamento dos colaboradores;
- Momento de descontração e interação;
- Trazer conhecimento e experiência externa;
- Reforçar a importância da qualidade para TODOS;
- Integrar os colaboradores com os valores da empresa;
- Facilitar o trabalho orientativo do Setor da Qualidade.
Portanto, aproveitem esse precioso momento, ele acontece apenas uma vez por ano, mas reflete em todos os outros dias.
Revisado em: 18/04/2022