A importância da Semana da Qualidade na área da Saúde

A importância da Semana da Qualidade na área da Saúde

Já participei de tantas semanas da Qualidade que não consigo me lembrar de todas. E sempre são ótimas! Alto astral, conhecimento, interação. Tudo que os profissionais de Saúde precisam de vez em quando para descontrair de sua rotina intensa. Por isso, nesse artigo falarei sobre a importância da Semana da Qualidade na área da Saúde!

Mas, por que a empresa precisa de uma semana dedicada a Qualidade?

Algumas práticas são tão comuns em algumas empresas que de vez em quando é necessário ressaltá-las.

Na área da Saúde temos como exemplo a campanha de lavagem de mãos. Mas é tão óbvio que é IMPRESCINDÍVEL lavar as mãos, então para que serve esta campanha?

Exatamente para isso: para relembrar aos profissionais que estão engolidos por suas rotinas sobre o impacto das boas práticas no sucesso do seu trabalho.

Sentimento de Pertencimento dos Colaboradores

Um outro ponto importante da Semana da Qualidade é promover a participação de todos que estão envolvidos com a Qualidade. Afinal Qualidade deve ser praticada por todos, não é restrita a um setor.

Deixar o colaborador ser o ator principal neste momento faz com que ele perceba que Qualidade é inerente às suas práticas de gestão. 

E ele não consegue mais trabalhar diferente disso. Sempre digo que as pessoas que sentem o gostinho da Gestão da Qualidade em suas vidas não querem mais saber de outra forma de trabalho.

Benchmarking

Na semana da Qualidade também temos a oportunidade de receber convidados externos, entender como funciona o mercado e que não estamos sozinhos nesse movimento.

A semana da qualidade é um momento de reflexão e análise do que passou para guiar os próximos passos. E isso também acontece durante a Semana da Qualidade na área da Saúde!

Então, será que poderíamos chamá-la de “ano novo da Qualidade”? 😊

Alta Direção sempre presente

A cereja no bolo deste evento é a participação da Diretoria. Isso demonstra o quanto a Qualidade é valorizada pela empresa e que a participação de todos é seu diferencial para dar certo.

Perceba, então, que este acontecimento atinge uma série de objetivos:

  • Empoderamento dos colaboradores.
  • Momento de descontração e interação.
  • Trazer conhecimento e experiência externa.
  • Reforçar a importância da qualidade para TODOS.
  • Integrar os colaboradores com os valores da empresa.
  • Facilitar o trabalho orientativo do Setor da Qualidade.

Portanto, aproveitem esse precioso momento, ele acontece apenas uma vez por ano, mas reflete em todos os outros dias.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.