Por isso, nA Organização Nacional de Acreditação (ONA), é a instituição que publica o Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS), que atualmente está na versão 2018. Por isso, esse manual é conhecido pelo nome da instituição, por isso, é comum ouvir por aí “Acreditação ONA”. Dessa forma, outro termo também conhecido é o “Manual da ONA” em referência ao OPSS.
A ONA é parte do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), e de acordo com o Manual publicado em 2018, ela: ”tem como principais objetivos a normatização, a coordenação e implementação do processo de acreditação nas organizações, serviços e programas de saúde; pelas Instituições Credenciadas (IACs) com a função de executar as atividades do processo de acreditação; pelas Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) públicas e privadas; pelos Serviços Odontológicos; e pelos Serviços para Saúde e Programas de Saúde e Prevenção de Riscos, certificados pelo SBA/ONA.”
Quem pode acreditar na ONA?
Segundo o Manual, as instituições públicas ou privadas que podem acreditar na ONA são:
- Laboratório;
- Hospital;
- Hemoterapia;
- Ambulatório;
- Atenção Domiciliar;
- Pronto Atendimento;
- Atendimento Oncológico;
- Medicina Hiperbárica;
- Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
- Diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear.
Outras instituições, como por exemplo, um consultório médico, não podem se certificar na ONA, mas existem outros programas de qualidade e excelência, também aderentes aos requisitos do Manual, no qual podem se validar e amadurecer os seus sistemas de gestão, como por exemplo o SGGS – Programa de Avaliação, Qualificação, Classificação e Certificação de Prestadores de Serviços de Saúde.
Os fundamentos de gestão em saúde da ONA
O Manual da ONA foi criado com base em um conjunto de Fundamentos de Gestão em Saúde que se desdobram entre os padrões e requisitos. Além disso, essas práticas e fatores de desempenho das organizações de saúde acreditadas devem demonstrar estes fundamentos:
- Visão sistêmica;
- Liderança;
- Gestão por processos;
- Desenvolvimento de pessoas;
- Cuidado centrado no paciente;
- Foco na segurança;
- Responsabilidade socioambiental;
- Cultura da Inovação;
- Melhoria Contínua;
- Ética e transparência;
- Natureza não prescritiva.
Além de considerar fundamentos de gestão em Saúde, a ONA tem como orientação para a avaliação do desempenho organizacional. Por isso, as dimensões da qualidade que são: aceitabilidade, adequação, efetividade, eficácia, eficiência, equidade, integralidade e legitimidade.
Quais são os níveis de Acreditação da ONA?
Ao participar do processo de acreditação da ONA e ser avaliado, você poderá ter 4 tipos de resultados:
Não acreditado: Seus processos e práticas não estão adequados ao mínimo necessário dos requisitos.
Acreditado Nível 1: Atende ao princípio “segurança” em todos os processos organizacionais. Esse nível considera a segurança principalmente nos processos de assistência prestada ao cliente.
Acreditado Nível 2 (Acreditado Pleno): atende aos princípios de Nível 1 e dispõe de um sistema de planejamento e organização focado na “gestão integrada”, ou seja, interações em processos com acompanhamento e avaliação dos seus resultados. Avalia a coerência e consistência do sistema de gestão.
Acreditado Nível 3 (Acreditado com Excelência): atende aos princípios de níveis 1 e 2 e demonstra uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Por isso, nesse nível, as evidências buscadas são de uma gestão em excelência, que enfatiza o conhecimento e o aprendizado na tomada de decisão, relacionamento com todas as partes interessadas, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e ciclos de melhoria contínua que garantem melhores resultados.
Enquanto o nível 1 e 2 tem um certificado com validade de 2 anos, o nível 3 tem certificado com validade de 3 anos.
É importante ressaltar que, em qualquer nível, a ONA não é prescritiva. Por isso, significa que não há no Manual sugestões de ferramentas, métodos, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas para o atendimento dos requisitos, ficando livre para cada organização escolher as formas mais adequadas para sua realidade e cultura.
Acreditação com foco em aprendizado!
Por mais que seja um processo de acreditação, o objetivo principal do Manual 2018 da ONA não é avaliativo, mas sim gerar aprendizados.
Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos. Por isso, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde.
Ou seja, isso significa que ao se voluntariar para entrar num processo de processo de acreditação da ONA, você está se predispondo a entrar num programa educacional continuado e revisitado periodicamente para estabelecer e incorporar a melhoria contínua na cultura da sua organização.
Essa natureza faz com que o maior desafio não seja a acreditação, ou o certificado, em si, mas o amadurecimento da cultura. Assim, gerando o engajamento das pessoas em garantir segurança e assistência do paciente com excelência, mas também em gerar resultados e lucros de maneira sustentável na empresa.
Referência:
Manual Brasileiro de Acreditação: Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, 2018.