RN 277: será mais difícil ser Operadora Acreditada Nível I, Ouro

RN 277: será mais difícil ser Operadora Acreditada Nível I, Ouro

A Agência Nacional de Saúde – ANS, definiu critérios mais claros e menos superficiais para as Operadoras que querem conquistar ou manter o Nível I, Ouro, na versão atualizada do Programa de Acreditação.

Na RN 277/2011, a operadora que obtivesse média geral ponderada das 7 dimensões com resultado superior a 90 pontos, respeitando o mínimo de 70 pontos em cada dimensão, recebia a Certidão de Acreditada Nível I, Ouro. Além disto não haviam pré-requisitos para a candidatura ao Programa de Acreditação.

Pré-requisitos para o Programa de Acreditação Nível 1, Ouro

Na versão atualizada do Programa de Acreditação de Operadoras, foram definidos os seguintes pré-requisitos para a participação da Operadora no programa:

  1. Ter registro ativo como OPS na ANS
  2. Não estar em uma das seguintes situações:
    • Plano de recuperação assistência
    • Plano de adequação econômico-financeira
    • Regime especial de direção técnica
    • Regime especial de direção fiscal
    • Processo de liquidação extrajudicial
  3. Possuir IDSS e dimensões igual ou maior à 0.6
  4. Não possuir Auditoria Independente das demonstrações contábeis com parecer adverso ou com abstenção de opinião do último exercício disponível.

Outro fator relevante. As operadoras de planos privados de assistência à saúde perderão sua Certidão de Acreditação a qualquer tempo caso descumpram quaisquer dos requisitos previstos.

Outros fatores importantes para ser Operadora Acreditada Nível I, Ouro

Caso a operadora tenha planejado conquistar o Nível I, Ouro, além dos requisitos acima, deverá atender aos seguintes aspectos:

  • Conformidade em pelo menos 80% dos itens de excelência
  • IDSS acima de 0.8 na última avaliação divulgada
  • Não zerar nenhum indicador obrigatório do IDSS

E atenção ao seguinte detalhe: caso a operadora obtenha nota final maior ou igual a 90 (noventa), mas não atenda aos demais requisitos, será acreditada no nível II.

Conte com apoio especializado para ser uma Operadora Acreditada Nível I, Ouro

O Grupo Giovanoni, Entidade Gestora de Outros Programas de Qualidade e homologada pela ANS, possui equipe técnica qualificada e mais de 19 anos de experiência em projetos de consultoria na área da saúde.

Estamos preparados para apoiar as operadoras de planos de saúde que querem manter-se no mercado com sustentabilidade por meio do desenvolvimento de um Sistema de Gestão integrado, adequado, disseminado, implementado com continuidade nas políticas, processos e procedimentos padronizados de forma a gerar valor para os clientes.

Então, se você quer alcançar a Acreditação Nível Ouro, entre em contato conosco!

Ana Giovanoni

Sócia do Grupo Giovanoni, atua na área de Consultoria Organizacional, Especialista em Ressignificação do modelo de educação, capacitação e gestão para tornar as organizações sustentáveis. Com mais de 20 anos de experiência, atuou em empresas nacionais de diversos segmentos, tendo conhecimento em todos os processos de certificação de Sistemas de Gestão, além de coordenar o planejamento estratégico e estruturação do Modelo de Gestão de diversos clientes, em especial no segmento da Saúde. Consultora Certificada CMC – Certified Management Consultant. VP do IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização. Filiada à Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, além de ser uma das embaixadoras do Grupo Mulheres & Propósitos. Participou, como co-autora, na criação do livro Re-Inventar a Liderança: um desafio diário, além de artigos relacionados a temas técnicos diversos relacionados à Liderança, Gestão, Propósito e Transformação Organizacional. Bacharel em Nutrição, pós-graduada em Marketing, com MBA em Liderança e Gestão Organizacional com módulo em Negociações Avançadas na Harvard Business School e Mestrado em Engenharia da Produção, além de MBA em Filosofia e Auto Conhecimento. Casada, mãe de 3 filhos, Tiago, Kitti e Maitê, avó de 5 netos que são meus professores e me ensinam a viver intensamente e ser feliz (Sophia, Joaquín, Lucas, Théo e Arthur). Em breve chegará o Miguel. Acompanhe mais no Linkedin e Instagram

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.