O QUALISS e a Qualificação

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

O Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde, QUALISS, foi instituído pela Agência Nacional de Saúde, em maio de 2016, por meio da RN 405. Ele consiste no estabelecimento de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pela rede prestadora das Operadoras de Planos de Saúde.

O principal objetivo do Programa é estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, laboratórios, clínicas e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade das informações sobre qualidade dos serviços prestados, ampliando o poder de avaliação e de escolha pelos beneficiários de planos de saúde e população em geral.

No meu entendimento, com o incremento do uso de tecnologias digitais e acesso facilitado da população às informações, em breve, os clientes dos serviços de saúde, antes de realizar uma consulta médica, um exame ou qualquer procedimento assistencial, irão consultar o nível de qualificação deste serviço. Considero este o maior ganho do Programa lançado pela ANS.

consultor Parceiro

Como funciona o QUALISS?

O QUALISS conta com um Comitê Técnico de Avaliação da Qualidade Setorial (COTAQ), o qual tem a finalidade de auxiliar a ANS no estabelecimento de critérios de aferição e controle da qualidade da prestação de serviços na saúde suplementar com a participação dos diversos atores do setor.

A decisão de participação no QUALISS é do prestador de serviço de saúde, em geral incentivado pelas operadoras de planos de saúde. No entanto, aqueles serviços que pretendem permanecer no mercado devem se inteirar das diversas possibilidades de participação no QUALISS e planejar sua trajetória.

Uma possibilidade é buscar a Acreditação ONA e outra possibilidade é realizar uma Certificação por Entidade Gestora de Outros Programas de Qualidade. Também é considerado uma evolução na qualificação quando o prestador se inscreve e realiza notificações no NOTIVISA, ou ainda quando institui e gerencia seu Núcleo de Segurança do Paciente.

Para quem se destina o QUALISS?

Esse programa é altamente relevante aos Prestadores de Serviços de Saúde que estão efetivamente interessados em fazer com que sua empresa dure por muito tempo e seja sustentável financeiramente. A atenção especial é o atendimento aos atributos do Fator Qualidade:

  • Estrutura;
  • Segurança;
  • Efetividade;
  • Experiência do Paciente.

Isso pode ser oferecido pela participação das empresas nos processos de Acreditação (ONA, Joint Comission, QMentus, ACSA, etc) ou pela Certificação dos Serviços de Saúde, pelas Entidades Gestoras de Outros Programas de Qualidade, ambos reconhecidos pela ANS.

Nossa contribuição para a Qualidade na Saúde!

A Giovanoni orgulha-se de fazer parte do COTAQ e o nosso principal propósito com esta participação é contribuir com nossa experiência e vivência na área da saúde, bem como nos mantermos atualizados sobre as mudanças e melhorias estabelecidas pela ANS para controle de qualidade da rede assistencial de serviços de saúde.

Queremos ser a “voz do prestador de serviço junto à ANS”, pois estamos presentes no dia a dia das organizações de saúde e sabemos suas dificuldades. Por outro lado queremos estar sempre atualizados sobre as novas recomendações do órgão regulador para antecipar as decisões e desenvolvimentos em nossos clientes. Primamos por estar à frente do mercado de consultoria e treinamento na saúde para oferecer sempre as melhores soluções aos nossos clientes.

Sobre o autor (a)

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados